Mostrando postagens com marcador sol. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sol. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Oh, my God, It's full of planets!

Do Jornal da Ciência: "Terras à vista"

Vista do Kepler
Trecho: "O observatório espacial Kepler, da Nasa, identificou nada menos do que 1.235 candidatos, dos quais espera-se que pelo menos 80% sejam confirmados como planetas".

E olha que o Kepler não analisou sequer 1% da Via Láctea.

Bom, isso não é nada, considerando-se que planetas como a Terra podem ser comuns: "Análise de 166 estrelas a até 80 anos-luz conclui que de cada 100 parecidas com o Sol 23 teriam planetas com tamanho semelhante ao da Terra".

Não sei se isso é bom ou ruim, porque recaímos novamente no paradoxo de Fermi. Nem a evolução conseguiria explicar por que, sendo tão comuns, não captamos abundantes sinais de vida pelo espaço afora.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cienstistas vivem intrigados

Duas notícias go G1: Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas e Baixa atividade do sol intriga astrônomos.

Acho excelente que novos estudos encontrem falhas nas teorias clássicas. Só assim, poderemos melhorar os modelos que descrevem o universo. Na verdade, uma teoria é válida até o momento em que encontram uma mais verossímil, que aproxima-se mais da realidade.

Como dizia Issac Asimov, "A frase mais deliciosa de se ouvir na ciência, aquela que anuncia descobertas, não é Eureka, mas... Que engraçado".