Mostrando postagens com marcador cérebro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cérebro. Mostrar todas as postagens

sábado, 30 de julho de 2011

DNA humano em cérebro de macaco

Do jornal da Ciência: É possível inserir DNA humano num cérebro de macaco?, entrevista com Alysson Muotri

Trecho: "A teoria da mente, explicando de uma forma bem leiga, é o fato de você conseguir se colocar na mente de uma outra pessoa e entender que tipo de coisa ela pode estar sentindo ou pensando em determinada situação. Nenhum outro animal demonstrou ter essa capacidade."

Uma aplicação para esta pesquisa é o estudo do autismo e outras doenças relacionadas à mente. Outra aplicação é a criação de uma raça superior que dominaria a Terra. :)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cientistas conseguem se comunicar com paciente em estado vegetativo

Da BBC Brasil: Cientistas conseguem se comunicar com paciente em estado vegetativo

Trecho: "A pesquisa concluiu que dos 54 pacientes envolvidos, cinco foram capazes de voluntariamente alterar sua atividade cerebral. Três deles demonstraram inclusive algum grau de consciência, mas os outros dois não necessariamente mudaram seus pensamentos conscientemente."

É uma descoberta digna de nota. Lembro que no início dos anos de 1990 se alardeava que aquela seria a década do cérebro, justamente porque estavam se disseminando estudos com ressonância magnética nuclear. Hoje, se conhece muito mais dessa massa de neurônios. Mas muito mais ainda está por vir.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Robô com cérebro

Da Terra Tecnologia: Com implante de tecido humano, robô pode se locomover sozinho.

Trecho: "Os picos de atividade elétrica dos neurônios foram então conectados à saídas de sensores de distância do robô, que se mostrou capaz de se locomover sem encostar nas paredes, demonstrando que o organismo deu ao robô uma significante capacidade de tomada de decisões. O 'senso direcional' do robô foi aprendido pelo pequeno cérebro e não previamente programado por software.".

Duas considerações importantes:
1 - os cientistas estão brincando de deus - até que enfim alguém descobriu pra que serve o neurônio. Lembrei agora que, na Idade Média, se faziam transfusões de sangue a partir de macacos. É quase a mesma coisa. Estamos fazendo testes básicos com algo que se conhece um pouquinho para ver no que dá. Quem disse que na ciência tudo é preciso? Às vezes, deve-se brincar de misturar um negócio com outro pra ver no que dá;
2 - a nanotecnologia "natural" é foda - que maravilhoso nanoequipamento é esse, o neurônio. Só não é mais deslumbrante que o DNA, outro milagre da tecnologia natural/ET/criacionista.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Desvendado mecanismo da memória

Do Jornal da Ciência: Substância preserva as memórias.

Trecho: "Os resultados sugerem que a dopamina não teria um papel crucial na formação das memórias em si, mas em transformar experiências em memórias de longo prazo. Os dados mostram ainda que a consolidação das lembranças pode ser manipulada pela dopamina dentro desse período de 12 horas".

É poético que seja justamente a dopamina, responsável pela sensação de prazeres, quem influencia positivamente na memória.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Manipulando o foco de atenção

Do G1: Cientistas estudam maneiras artificiais de focar a atenção.

Trecho: "O pesquisador afirma que um dia poderá ser possível melhorar a atenção por meio de pulsos de luz que sincronizarão os neurônios de forma direta, uma terapia que poderia ajudar pacientes esquizofrênicos e de deficiência de atenção (e com menos efeitos colaterais do que os medicamentos)".

Eu fico temeroso quanto às mudanças implementadas pela ciência. Acho que coisas que levaram centenas de milhares de anos não podem ser mudadas em apenas algumas gerações. E por mais que digam que a evolução é burra e plenamente aleatória, ainda assim acredito que ela é um método mais completo que a ciência humana deste século.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mulher tem terceiro braço imaginário

Do G1: Médicos suíços confirmam 'terceiro braço fantasma' em paciente.

Trecho: "Usando exames de ressonância magnética, especialistas do Hospital Universitário de Genebra confirmaram que o cérebro da mulher emitia comandos ao "braço fantasma" e reconhecia suas ações."

Fora o fato de ser uma coisa plenamente bizarra, chamo a atenção para a técnica usada para descobrir se ela estava falando ou não a verdade. Mediram a atividade mental diretamente no cérebro dela.

terça-feira, 17 de março de 2009

Envelhecimento cerebral

Do Jornal da Ciência: Cérebro envelhece aos 27 anos.

Trecho: "O declínio mental começa mais cedo do que se imaginava. Um estudo americano, publicado na revista especializada 'Neuro biologyof Aging', diz que a capacidade mental começa a decair por volta dos 27 anos, e o pico de funcionamento do cérebro é aos 22 anos".

A ciência é como um muro em que os tijolos são colocados e alinhados um por um, sendo que a posição de alguns é consertada muito depois de ter sido colocada. Não me admiraria se, daqui a uns anos, viesse um outro estudo informando que o "declínio significativo" ocorrido aos 27 anos estava ligado àquela fase da vida daquela sociedade específica, não sendo um coeficiente universal do gênero humano.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Próximo passo: leitura da mente

Do Terra Tecnologia: Pesquisadores avançam em direção à "leitura da mente".

Trecho: "Usando um scanner moderno para medir o fluxo sanguíneo, pesquisadores britânicos afirmaram nesta quinta-feira que foram capazes de dizer onde voluntários estavam localizados dentro de um ambiente de realidade virtual gerado por computador".

O método ainda é bem rústico, mas é assim mesmo. Daqui a uns 30 anos deve estar saindo o primeiro equipamento comercial para o registro de sonhos. :)

terça-feira, 3 de março de 2009

Derrubados mitos sobre o cerebro

Matéria do Jornal da Ciência (tirado do O Globo): O novo cérebro humano.

Trecho: "Para começar, o cérebro não tem 100 bilhões de neurônios — um “número mágico” que ninguém consegue rastrear de onde saiu —, mas sim 86 bilhões. Em segundo lugar, não apenas 10% das células do cérebro são neurônios, mas 50% delas. Por último, e talvez mais importante, o homem é quem apresenta o maior número de neurônios dentre os primatas sim, mas seu cérebro está longe de ser excepcional em relação ao de seus parentes mais próximos, os macacos."

Excelente notícia. Interessante perceber que, às vezes, sustentamos nossas crenças em dados inverídicos. Recomendo a leitura até o fim da matéria.