Mostrando postagens com marcador DNA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DNA. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DNA espacial, finalmente

Do Ambiente Brasil: Meteoritos contêm componentes de DNA criados no espaço, diz Nasa.

Trecho: "Os dados mais recentes indicam que determinados componentes de DNA chamados de nucleobases – blocos de construção do código genético – chegam à Terra por meio de meteoritos em uma diversidade e quantidade que supera a anteriormente imaginada."


Até então era só uma teoria. Se se comprovar, é muito fácil que a vida tenha vindo do espaço.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vida eterna

Do Info Notícias: Cientistas revertem envelhecimento

Trecho: "O professor DePinho e sua equipe conseguiram o feito ao criar ratos com um gene especial que permitia controlar a enzima telomerase, responsável por manter as “capas” protetoras, chamadas telômeros, na ponta dos cromossomos".

Estão no caminho certo. Telômeros! Quando chegarmos lá, haverá problemas morais quase intransponíveis.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Relação dos Neandertais com os humanos modernos

Do Jornal da Ciência:  Neandertais foram bons cozinheiros.

Trecho: "No que se refere à estética, talvez não fossem exatamente beldades, mas, nas palavras do grande antropólogo americano Carleton Coon, se colocassem um terno passariam desapercebidos em qualquer metrô do mundo."

O interessante dessa matéria é que agora se chegou a uma encruzilhada na história dos neandertais. Está caindo a ideia de que fossem lerdos retardados, e estão ficando cada vez mais parecidos com os humanos. Foi comum, inclusive, o cruzamento entre espécies. Agora, sabe-se que usavam fogo, e também utilizavam utensílios. Como explicar, a partir daí, sua extinção? Se eles eram habilidosos a ponto de produzir armas e fogo, poderiam ter até tomado o planeta.

Sabe-se que eles cozinhavam por causa dos pigmentos no tártaro encontrados em alguns dentes.

A matéria me deixou um pouco confuso. Lá diz que nosso DNA é 4% igual ao deles. Então é bem diferente, porque é 98% igual ao de um chimpanzé.

UPDATE: Houve pelo menos outra espécie, esta quase não deixou rastro, que cruzou com o ser humano.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os destaques da ciência nesta primeira década do século XXI, segundo a Science

Do Jornal da Ciência: Os dez mais

Foram elas:

  • A parte oculta do genoma
  • Células-tronco
  • Microbioma
  • DNA pré-histórico
  • Água em Marte
  • Exoplanetas
  • Estudos do aquecimento global
  • Inflamação
  • Mais precisão na cosmologia
  • Metamateriais

É interessante ler a matéria toda no Jornal da Ciência. Uma coisa que me chamou a atenção foi o "lixo" do DNA, que agora descobriu-se ter importante função sobre o genoma inteiro. Eu só posso dizer que EU JÁ SABIA.

Quem sabe o que o futuro nos reserva, né? Afinal de contas, tá rolando por aí a estória de que, daqui a uns dias, o presidente americano vai fazer um pronunciamento sobre OVNIS ainda em janeiro de 2011.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vida complexa há 2 bilhões de anos

Do Jornal da Ciência: Vida complexa surgiu há 2 bilhões de anos, diz grupo.


Trecho: "Após fazer uma tomografia dos restos, eles constataram uma estrutura complexa, radial [...], vagamente parecida com o que se vê numa estrela-do-mar ou anêmona."

Segundo a matéria, a ideia atual é a de que a vida pluricelular tenha surgido há 600 milhões de anos. Se esse achado se mostrar verossímil, deve ser repensada toda a evolução.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seres vivos sob encomenda

Do Jornal da Ciência: Um passo além de 'Jurassic Park', artigo Fernando Reinach.

Trecho: "Minha impressão inicial é que esse experimento demonstra definitivamente que toda a informação necessária para criar um ser vivo pode ser guardada em um arquivo de computador. Por outro lado, demonstra que ainda não somos capazes de transformar essa informação em um ser vivo, pois foi necessário utilizar uma célula desprovida de DNA, derivada de um outro ser vivo, nas etapas finais do experimento."

Comentário: O artigo é baseado na recente experiência que conseguiu botar o DNA de uma bactéria no bojo de outra. Um tempo atrás, eu já tinha lido sobre uma bactéria que teria sido injetada em outra célula e tinha continuado a viver. Parece que, agora, a bactéria dessa experiência se reproduziu.

Eu sempre imaginei que teríamos, como diz o artigo, animais feitos sob medida, incluindo animais domésticos. Seres completamente novos, com funções específicas projetadas, cômodas para seus donos. Alguns inclusive devem ser híbridos. O limite será a ética (ou a falta dela).

Só que nunca imaginei que a falta de reprodução seria impeditivo. Pelo contrário, hoje, animais modificados geneticamente (peixinhos fuorescentes, por exemplo) só podem ser comercializados se forem estéreis.

Desse artigo, imaginei que, das duas uma: ou somos criados por uma inteligência superior, ou estamos na Matrix e nem desconfiamos (bem, alguns de nós desconfiam, mas isso é outra história).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Humanos modernos possuem traços de Neandertais

Da Info: Seu DNA pode ter partes de Neandertal

Trecho: "A maioria do DNA foi extraída de 400 gramas de pó de ossos produzido de 3 fêmeas achados na caverna Vindija, Croácia, que viveram há 38 mil anos. Todo o material corresponde a 60% do genoma do Neandertal. [...] Curiosamente, eles descobriram que os humanos que descendem de ancestrais europeus e asiáticos carregam DNA de Neandertal.".

Comentário: Assistam ao filme A Guerra do Fogo (La guerre de feu).
http://blog.uncovering.org/archives/uploads/2008/08032601_blog.uncovering.org_fogo.jpg

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vem aí o superboi

Do Jornal da Ciência: Cientistas querem recriar raça extinta de boi gigante.

Trecho: "Cientistas italianos querem criar um animal semelhante ao Auroque, um boi primitivo que media dois metros de altura, pesava quase uma tonelada e tinha chifres de 1,40 metro de comprimento."

Apesar de se falar em DNA, os métodos inicialmente são os mesmos usados para criar novas raças de cachorros. Até aí nenhuma novidade. O objetivo, segundo a matéria, é a resistência do animal. Só não ficou claro por que o colosso se extinguiu. Mas não deixa de ser uma notícia interessante, um bicho com 2 metros de altura extinto no século XVII.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Genes onde só havia lixo

Do Ambiente Brasil: Três genes humanos evoluíram a partir de "lixo genético", diz estudo.

Trecho: "Pelo menos três genes humanos evoluíram 'a partir do zero', por meio de mutações em trechos não-codificados de DNA (ou seja, o DNA que não tem instruções específicas para fabricar proteínas, também considerado 'lixo'), em um processo que era impensável há pouco tempo".

Só posso dizer uma coisa: EU JÁ SABIA! "Lixo" nos genes? Nessa nanotecologia natural? Nessas máquinas minúsculas que desenvolvem tudo o que chamamos de vida? Impossível!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nosso DNA encolheu

Do Ambiente Brasil: DNA dos mamíferos encolheu após extinção de dinossauros.

Trecho: "Evidências encontradas nos cromossomos de animais e plantas indica que apenas um grupo - os mamíferos - viu seu genoma encolher após a extinção dos dinossauros. E a tendência continua até hoje, dizem cientistas da Universidade de Indiana em Bloomington, na primeira edição de uma nova publicação científica, Genome Biology and Evolution".

Não entendo as implicações disso, sinceramente. Eu imaginei que ele se tornasse mais complexo a cada nova mutação, ou quase isso.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O DNA segue leis físicas universais

Do Jornal da Ciência: “DNA” artificial dá pistas sobre surgimento da vida.

Trecho: "Nos organismos existentes hoje, o código genético está escrito em DNA (ácido desoxirribonucleico), que carrega a receita para fazer proteínas (as moléculas que fazem tudo na célula). O DNA, no entanto, é complexo demais para ter sido o primeiro transmissor de informação genética."

Ontem tive o contato com o conceito de Viés da Confirmação: a gente tende a encaixar o que percebemos com a ideia que já tínhamos. Acabamos justificando algo com um novo conhecimento. Parece que é o que ocorre no artigo. Ele mostra que é possível que tenha havido a reprodução de material genético sem o DNA, complexo demais. Ou seja, aí também ocorreu uma evolução.

Só que o título da matéria já nos induz a pensar que isso pode ser meio que um indício de que a vida começou desse jeito. Entre dizer que é possível replicação de moléculas mais simples e que isso deu origem à nossa vida é um passo gigante.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Brincando de Deus

Da Info: Hackers de Genoma.

A matéria fala sobre pessoas que fazem hacking com genoma. Hacking é simplesmente usar alguma coisa de forma diferente da qual foi projetada. Eu nunca pensei que estaria vivo para ver alterações genômicas por amadores. Que coisa!

Será que vai ter kit de alteração genômica pra vender no supermercado?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

História genética africana

Do Terra: Cientistas desvendam história genética dos africanos.

Trecho: "Executado por uma equipe internacional de cientistas ao longo de quase uma década, o estudo sugere que os africanos se tenham originado de 14 grupos ancestrais que se misturaram livremente para resultar nas populações hoje existentes".

É por isso que a ciência é (quase) absoluta. Em outro trecho, a notícia diz que os negros americanos estão ligados às etnias do oeste africano. Ou seja, o resultado do teste não poderia ser diferente, já que é conhecida a história da escravidão nos últimos śeculos.

Mais uma informação: o DNA mitocondrial é usado para ancestralidade genética.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Genética e Temperamento

Do InfoPlantão: Temperamento raivoso é questão de gene.

Trecho: "Os genes seriam responsáveis por cerca de 50% da predisposição, ou não, da raiva. Além disso, de acordo com a pesquisa que analisou mais de 800 pessoas, homens e mulheres mais irritados possuem menos massa cinzenta nas amídalas cerebelosas".

Mais uma evidência de que não passamos de uma máquina complexa.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Encontrado material orgânico em fóssil

Do G1: Cientistas encontram 'carne' em fóssil de dinossauro da América do Norte.

Trecho: "...pesquisadores dos EUA e do Reino Unido comprovaram a presença de colágeno e osteocalcina, duas proteínas comuns no tecido ósseo e muscular de bichos atuais, num dino herbívoro de quase 80 milhões de anos...".

O achado é importante porque um fóssil* é a substituição de toda a matéria orgânica por pedra. Isso que a gente costuma ver por aí não é osso, mas sim uma formação mineral que ficou no lugar do osso. Só que nesse caso mesmo depois de tanto tempo, a parte orgânica continua em partes do fóssil.

A importância foi justamente comprovar a existência dessa possibilidade.

* Há outros tipos de fósseis, inclusive mumificados.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Produzidas células tronco a partir de células adultas

Do G1: Grupo transforma célula adulta em célula-tronco sem alteração genética.

Trecho: "Pesquisadores nos EUA e na Alemanha afirmam ter obtido o que pode ser visto, sem muito exagero, como o Santo Graal da pesquisa com células-tronco: uma forma segura de transformar células adultas em entidades "primitivas", capazes de dar origem a qualquer tecido do organismo".

Em minha humilde opinião, este é o início da medicina do século XXI, juntamente com o estudo intensivo através de ressonância magnética.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cães brilhantes... literalmente

Do G1: Coreanos criam cãezinhos clonados e transgênicos que brilham no escuro.

Trecho: "A intenção dos cientistas é usar a técnica para produzir cães que sirvam como modelo para estudar doenças humanas."

A manipulação genética sempre nos fascina. Agora, então, que se consegue produzir resultados práticos com as técnicas aprendidas, estamos vendo o embrião da verdadeira medicina do século XXI. Talvez daqui a meio século, possamos dizer que existe uma medicina de verdade, baseada na avaliação e cura do indivíduo.

terça-feira, 28 de abril de 2009

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mais um passo para o Jurassic Park

Da Terra Ciencia: Descoberto método de extrair DNA de fósseis sem danos.

Trecho: "Um importante problema com a análise genética de organismos fossilizados é que a extração do DNA implica a eventual destruição dos espécimes. Mas um novo estudo destaca que é possível retirar DNA antigo e conservar as valiosas peças".

Agora vão poder brincar mais de genética.