Mostrando postagens com marcador evolução. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador evolução. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DNA espacial, finalmente

Do Ambiente Brasil: Meteoritos contêm componentes de DNA criados no espaço, diz Nasa.

Trecho: "Os dados mais recentes indicam que determinados componentes de DNA chamados de nucleobases – blocos de construção do código genético – chegam à Terra por meio de meteoritos em uma diversidade e quantidade que supera a anteriormente imaginada."


Até então era só uma teoria. Se se comprovar, é muito fácil que a vida tenha vindo do espaço.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Evolução corrobora com Design Inteligente

Do Ambiente Brasil: Um vasto reino erguido a partir de simples células


Trechos:
"A origem dos animais é um dos episódios mais misteriosos na história da vida. A transformação de um organismo unicelular em um coletivo de um trilhão de células exige uma enorme reestruturação genética."
[...]
"Estudos de outros cientistas apontam para a mesma conclusão: muitos dos genes que se pensava serem exclusivos do reino animal estavam presentes nos ancestrais unicelulares dos animais. 'A origem dos animais dependeu de genes que já estavam em seus lugares', disse King."
[...]
"King defende que na transição para animais plenos esses genes foram cooptados para controlar um corpo multicelular".
[...]
"Os animais podem ter sido preparados para usar oxigênio extra como forma de abastecer grandes corpos, usados para devorar outras espécies."

segunda-feira, 21 de março de 2011

Mais um exemplo da Seleção Natural de Darwin... e daí?

Do Ambiente Brasil: Olhos de verme marinho provam teoria da evolução.

Trecho: "Larvas de braquiópodes com quatro dias, por exemplo, exibem estranhas manchas negras em cada lado da parte frontal de seus corpos. Recentemente, Carsten Luter, biólogo do Museu de História Natural de Berlim, e colegas dissecaram essas manchas em algumas larvas. Eles descobriram que cada mancha era na verdade um par de neurônios, um para capturar luz e outro contendo pigmento. Os neurônios eram ligados a uma massa de mais neurônios, similar a um cérebro, dentro da larva."

O estudo afirma que o problema da teoria da evolução, produzida há cerca de um século, era a complexidade dos olhos. Agora, encontraram seres com olhos simples, "nadadores". São, na verdade, estruturas fotossensoras em uns vermes que não são ancestrais humanos.

Não sei vocês, mas quando leio uma notícia assim, me parece que alguém ainda está tentando provar a superioridade da teoria da evolução sobre o criacionismo. Bom, tenho uma novidade: a evolução existe, e a teoria de Darwin também é bastante satisfatória. Mas isso não significa que a evolução não seja coordenada.

As teorias científicas, em geral, trabalham com o COMO, não com o POR QUE. Elas descobrem mecanismo, não intenção. A seleção natural (teoria de Darwin) é, certamente, um dos mecanismos de evolução (existem outros, como a adaptação). Acho que já tinha sido provada antes pelos próprios escritos do autor e de outros. Mas por mais que se escrutinem as teorias, não dá pra atravessar a membrana do porquê. Ao se fazer isso, deixa-se de fazer ciência e entra-se no ramo da filosofia.

terça-feira, 15 de março de 2011

Origem do homem: sul da África

Do Ambiente Brasil: Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África.

Trecho: "Em um artigo divulgado na publicação científica 'Proceedings of the National Academy of Sciences', os pesquisadores americanos sustentam que o sul africano provavelmente ofereceu melhores condições para o surgimento do ser humano moderno."


Nem todo mundo concorda que tenha sido no sul da África, alguns apontam o leste africano. Mas certamente os estudiosos concordam que foi na África. Li em outro lugar que, ao sair da África, algumas populações foram para a Europa e outras, para a Índia. Por isso, algumas rotas do Oriente Médio estão entre as mais antigas já elaboradas. Por isso, a região é tão rica culturalmente.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Oh, my God, It's full of planets!

Do Jornal da Ciência: "Terras à vista"

Vista do Kepler
Trecho: "O observatório espacial Kepler, da Nasa, identificou nada menos do que 1.235 candidatos, dos quais espera-se que pelo menos 80% sejam confirmados como planetas".

E olha que o Kepler não analisou sequer 1% da Via Láctea.

Bom, isso não é nada, considerando-se que planetas como a Terra podem ser comuns: "Análise de 166 estrelas a até 80 anos-luz conclui que de cada 100 parecidas com o Sol 23 teriam planetas com tamanho semelhante ao da Terra".

Não sei se isso é bom ou ruim, porque recaímos novamente no paradoxo de Fermi. Nem a evolução conseguiria explicar por que, sendo tão comuns, não captamos abundantes sinais de vida pelo espaço afora.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vida complexa há 2 bilhões de anos

Do Jornal da Ciência: Vida complexa surgiu há 2 bilhões de anos, diz grupo.


Trecho: "Após fazer uma tomografia dos restos, eles constataram uma estrutura complexa, radial [...], vagamente parecida com o que se vê numa estrela-do-mar ou anêmona."

Segundo a matéria, a ideia atual é a de que a vida pluricelular tenha surgido há 600 milhões de anos. Se esse achado se mostrar verossímil, deve ser repensada toda a evolução.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Será que a vida veio do espaço?

Do Jornal da Ciência: Estudo brasileiro reforça hipótese de que vida na Terra veio do espaço

Trecho: "[...] microrganismos primitivos resistentes, semelhantes à Deinococcus radiodurans, poderiam, sim, sobreviver a uma viagem interplanetária, presos a grãos de poeira ou rocha (micrometeoritos)."

A notícia diz, no fim das contas, que há certos tipos de bactéria que poderiam sobreviver congeladas a viagens de milhões de anos. E poderiam sobreviver à entrada na Terra, não em grandes rochas, mas em fragmentos do tamanho de um grão de poeira.

Provavelmente, vocês já sabem que a maioria dos asteroides é constituída de compostos orgânicos. Talvez em todo o universo. A ideia da panspermia diz que a vida primordial pode ter ocorrido em qualquer ponto do universo; e chegou aqui por coincidência.

Também é interessante ver que, na matéria, é levantado o debate da discussão contrária, que diz que a interação molecular necessária para a vida ocorreu aqui mesmo no planeta. Os argumentos são de exclusão: os que defendem a vida vinda do espaço dizem que é quase impossível que a vida tenha se desenvolvido aqui; os que defendem que se desenvolveu aqui dizem que nunca foram encontrados micróbios fora da Terra (na Lua, por exemplo).  Ou seja, acaba a ciência e começa a torcida pela "sua" teoria.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seres vivos sob encomenda

Do Jornal da Ciência: Um passo além de 'Jurassic Park', artigo Fernando Reinach.

Trecho: "Minha impressão inicial é que esse experimento demonstra definitivamente que toda a informação necessária para criar um ser vivo pode ser guardada em um arquivo de computador. Por outro lado, demonstra que ainda não somos capazes de transformar essa informação em um ser vivo, pois foi necessário utilizar uma célula desprovida de DNA, derivada de um outro ser vivo, nas etapas finais do experimento."

Comentário: O artigo é baseado na recente experiência que conseguiu botar o DNA de uma bactéria no bojo de outra. Um tempo atrás, eu já tinha lido sobre uma bactéria que teria sido injetada em outra célula e tinha continuado a viver. Parece que, agora, a bactéria dessa experiência se reproduziu.

Eu sempre imaginei que teríamos, como diz o artigo, animais feitos sob medida, incluindo animais domésticos. Seres completamente novos, com funções específicas projetadas, cômodas para seus donos. Alguns inclusive devem ser híbridos. O limite será a ética (ou a falta dela).

Só que nunca imaginei que a falta de reprodução seria impeditivo. Pelo contrário, hoje, animais modificados geneticamente (peixinhos fuorescentes, por exemplo) só podem ser comercializados se forem estéreis.

Desse artigo, imaginei que, das duas uma: ou somos criados por uma inteligência superior, ou estamos na Matrix e nem desconfiamos (bem, alguns de nós desconfiam, mas isso é outra história).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Humanos modernos possuem traços de Neandertais

Da Info: Seu DNA pode ter partes de Neandertal

Trecho: "A maioria do DNA foi extraída de 400 gramas de pó de ossos produzido de 3 fêmeas achados na caverna Vindija, Croácia, que viveram há 38 mil anos. Todo o material corresponde a 60% do genoma do Neandertal. [...] Curiosamente, eles descobriram que os humanos que descendem de ancestrais europeus e asiáticos carregam DNA de Neandertal.".

Comentário: Assistam ao filme A Guerra do Fogo (La guerre de feu).
http://blog.uncovering.org/archives/uploads/2008/08032601_blog.uncovering.org_fogo.jpg

terça-feira, 23 de março de 2010

Cachorro surgiu no Oriente Médio

Do Jornal da Ciência: Cachorro surgiu no Oriente Médio, diz análise de DNA

Trecho: "Eles puderam chegar a essa conclusão analisando os trechos do material genético de mais de 900 cachorros de 85 raças e de lobos do mundo inteiro. Assim, foi possível criar um grande retrato de família, montando uma árvore genealógica da espécie".

Interessante o conceito de seleção articifial (com influência humana), em oposição à seleção natural.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Exemplo evolutivo clássico (com uma pequena falha)

Do Jornal da Ciência: Caranguejo samurai e o futuro do homem, artigo de Alysson Muotri.

LinkTrecho: "Seja por respeito ou sentimentos anti-canibalísticos, essa seleção dos pescadores inicia um curioso processo evolutivo: caranguejos normais servirão de alimento aos humanos e a linhagem terá menos chances de deixar descendentes. Por outro lado, caranguejos que se assemelhem a um rosto humano serão devolvidos intactos e terão maiores chances de gerar outros da mesma linhagem".

Um exemplo clássico, bem desenhado, da seleção darwiniana. O erro (mais uma imprecisão linguistica), porém, está em outro trecho: "Algumas fissuras são locais de inserções musculares, que podem ter sido requisitadas durante algum outro processo seletivo". O uso da palavra requisita leva inicialmente a se pensar que o processo evolutivo levou à mudança por alguma necessidade. Segundo a teoria darwiniana, a seleção natural apenas deixa de destruir seres que aleatoriamente adaptam a um novo meio imposto também aleatoriamente. Ela não constrói nada. Não pode, portanto, requisitar. Mais apropriado seria dizer que, por conta de mudanças no ambiente, os caranguejos sem as fissuras não deixaram linhagem.

A não ser que o autor seja adepto da teoria do Design Inteligente. Não parece que seja o caso porque, num embate bobo, os evolucionistas repudiam qualquer possibilidade de auto-organização ou inteligência por detrás da evolução, deixando tudo ao acaso.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Robô com cérebro

Da Terra Tecnologia: Com implante de tecido humano, robô pode se locomover sozinho.

Trecho: "Os picos de atividade elétrica dos neurônios foram então conectados à saídas de sensores de distância do robô, que se mostrou capaz de se locomover sem encostar nas paredes, demonstrando que o organismo deu ao robô uma significante capacidade de tomada de decisões. O 'senso direcional' do robô foi aprendido pelo pequeno cérebro e não previamente programado por software.".

Duas considerações importantes:
1 - os cientistas estão brincando de deus - até que enfim alguém descobriu pra que serve o neurônio. Lembrei agora que, na Idade Média, se faziam transfusões de sangue a partir de macacos. É quase a mesma coisa. Estamos fazendo testes básicos com algo que se conhece um pouquinho para ver no que dá. Quem disse que na ciência tudo é preciso? Às vezes, deve-se brincar de misturar um negócio com outro pra ver no que dá;
2 - a nanotecnologia "natural" é foda - que maravilhoso nanoequipamento é esse, o neurônio. Só não é mais deslumbrante que o DNA, outro milagre da tecnologia natural/ET/criacionista.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Descoberto novo ancestral humano

Do Jornal da Ciência: Grupo acha o mais antigo esqueleto de ancestral humano.

Trecho: "Ardi, uma fêmea de 4,4 milhões de anos desenterrada na Etiópia, desbanca a célebre Lucy, 1 milhão de anos mais jovem. Espécie habitava floresta e podia viver tanto no solo quanto sobre as árvores".

Sou meio cético quanto a artigos sobre a origem da humanidade. Em meio a essa "guerra santa" estúpida entre ciência e religião, isso pode ser só uma forçada de barra, baseada em evidências duvidáveis. Em todo caso, a história é contada pelos vencedores. Só não vamos mais esquecer: o fóssil de ancestral mais antigo não é mais Lucy, agora é Ardi, e tem 4,4 milhões de anos.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Genes onde só havia lixo

Do Ambiente Brasil: Três genes humanos evoluíram a partir de "lixo genético", diz estudo.

Trecho: "Pelo menos três genes humanos evoluíram 'a partir do zero', por meio de mutações em trechos não-codificados de DNA (ou seja, o DNA que não tem instruções específicas para fabricar proteínas, também considerado 'lixo'), em um processo que era impensável há pouco tempo".

Só posso dizer uma coisa: EU JÁ SABIA! "Lixo" nos genes? Nessa nanotecologia natural? Nessas máquinas minúsculas que desenvolvem tudo o que chamamos de vida? Impossível!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Origem da etnia branca

Da Revista Época: Brancos surgiram na Europa há 5500 anos.

Trecho: "No caso de regiões do norte da Europa, como a Escandinávia, onde a luz solar é escassa no inverno, ter pele branca poderia significar mais chances de sobrevivência".

Não posso deixar de notar que sempre há um certo quê de objetivo na evolução. tudo tem uma utilidade, diferentemente da teoria da seleção natural. Note-se que os não-brancos não deixaram de existir.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pterossauros podiam voar (e não apenas planar)

Do Terra Ciência: Brasileiros exibem fóssil de pterossauro com 130 mi de anos.

Trecho: "Para Kellner, a descoberta 'elimina os modelos de estudos anteriores', que indicavam que as asas dos pterossauros só serviriam para planar. O paleontólogo explicou que a descoberta 'abre toda uma gama de possibilidades para desencadear novas investigações' em torno destes animais, que não são considerados aves nem dinossauros, apesar de terem coexistido".

Antes, achava-se que eles apenas planavam, sem bater as asas.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sobre o surgimento de novas espécies

Do Jornal da Ciência: Espécies “surgem” em uma era de extinção.

Trecho "[...] Kristofer M. Helgen, diretor do departamento de mamíferos, abriu um dos milhares de armários de metal, mostrando uma dezena de roedores secos. Abre outros, com morcegos com cara de raposa, um mamífero do tamanho de uma doninha e outro morcego com asas translúcidas e manchadas, como um paraquedas. [...] Vieram de Nova Guiné, Ilhas Salomão, Sulawesi,Quênia, mas todos têm um traço comum: são espécies novas para a ciência, algumas tão novas que nem têm nome. [...]".

É só uma constatação simples. Já li outra vez sobre o estudo e documentação da diferenciação de um roedor no sul do país, após a divisão de uma planície por um rio.

Um ponto importante do artigo acima é a luta para que a Amazônia não seja modernizada. O achado de uma nova espécie de macaco serviria de argumento para a não construção de uma estrada. Ora essa. Acho interessante salvar as espécies de macaquinhos, mas acho mais importante ainda salvar a espécie humana que vive no local.

Tem que salvar aquele ribeirinho que tem sua casinha de madeira dentro da floresta. Sabe por que o ribeirinho vai virar mendigo na cidade, a filha dele, puta, e o filho, ladrão? Porque não tem educação nem saúde onde ele mora. Leve isso e veja se ele vai querer sair do paraíso.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nosso DNA encolheu

Do Ambiente Brasil: DNA dos mamíferos encolheu após extinção de dinossauros.

Trecho: "Evidências encontradas nos cromossomos de animais e plantas indica que apenas um grupo - os mamíferos - viu seu genoma encolher após a extinção dos dinossauros. E a tendência continua até hoje, dizem cientistas da Universidade de Indiana em Bloomington, na primeira edição de uma nova publicação científica, Genome Biology and Evolution".

Não entendo as implicações disso, sinceramente. Eu imaginei que ele se tornasse mais complexo a cada nova mutação, ou quase isso.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O DNA segue leis físicas universais

Do Jornal da Ciência: “DNA” artificial dá pistas sobre surgimento da vida.

Trecho: "Nos organismos existentes hoje, o código genético está escrito em DNA (ácido desoxirribonucleico), que carrega a receita para fazer proteínas (as moléculas que fazem tudo na célula). O DNA, no entanto, é complexo demais para ter sido o primeiro transmissor de informação genética."

Ontem tive o contato com o conceito de Viés da Confirmação: a gente tende a encaixar o que percebemos com a ideia que já tínhamos. Acabamos justificando algo com um novo conhecimento. Parece que é o que ocorre no artigo. Ele mostra que é possível que tenha havido a reprodução de material genético sem o DNA, complexo demais. Ou seja, aí também ocorreu uma evolução.

Só que o título da matéria já nos induz a pensar que isso pode ser meio que um indício de que a vida começou desse jeito. Entre dizer que é possível replicação de moléculas mais simples e que isso deu origem à nossa vida é um passo gigante.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Macacos raciocinam

Do Ambiente Brasil: Macaco-prego é capaz de inventar atalhos pela mata, dizem pesquisadoras.

Trecho: "[...] Ou seja, os macaquinhos não escolhem qualquer canto para dormir. Eles planejam as suas atividades futuras. As pesquisadoras enxergam os resultados como um golpe no antropocentrismo. 'A gente superestima a capacidade humana, achamos que ela é supercomplexa', diz Patrícia Izar, psicóloga experimental da USP e orientadora do estudo".

Da mesma forma que na notícia anterior, eu posso dizer que já sabia.
A memória funciona por meio de nanotecologia, tão perfeita que nem sonhamos ainda em fazer nada igual (por isso sua estranheza ao ler a frase). O objetivo dela é armazenar conhecimento, organizar, selecionar o importante e esquecer o resto. Isso para não dizer que a finalidade é dar suporte a outros sistemas do corpo. Pense no corpo como uma máquina. Alguns componentes dos animais de outras espécies são iguais, ou parecidos.

Isso indica (e apenas indica) duas coisas:
1) que os seres vivos estão todos conectados pela evolução;
2) que o ser humano é apenas um degrau da evolução, não necessariamente o último.