Do Ambiente Brasil: Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África.
Trecho: "Em um artigo divulgado na publicação científica 'Proceedings of the National Academy of Sciences', os pesquisadores americanos sustentam que o sul africano provavelmente ofereceu melhores condições para o surgimento do ser humano moderno."
Nem todo mundo concorda que tenha sido no sul da África, alguns apontam o leste africano. Mas certamente os estudiosos concordam que foi na África. Li em outro lugar que, ao sair da África, algumas populações foram para a Europa e outras, para a Índia. Por isso, algumas rotas do Oriente Médio estão entre as mais antigas já elaboradas. Por isso, a região é tão rica culturalmente.
Mostrando postagens com marcador história. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador história. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 15 de março de 2011
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Os destaques da ciência nesta primeira década do século XXI, segundo a Science
Do Jornal da Ciência: Os dez mais
Foram elas:
É interessante ler a matéria toda no Jornal da Ciência. Uma coisa que me chamou a atenção foi o "lixo" do DNA, que agora descobriu-se ter importante função sobre o genoma inteiro. Eu só posso dizer que EU JÁ SABIA.
Quem sabe o que o futuro nos reserva, né? Afinal de contas, tá rolando por aí a estória de que, daqui a uns dias, o presidente americano vai fazer um pronunciamento sobre OVNIS ainda em janeiro de 2011.
Foram elas:
- A parte oculta do genoma
- Células-tronco
- Microbioma
- DNA pré-histórico
- Água em Marte
- Exoplanetas
- Estudos do aquecimento global
- Inflamação
- Mais precisão na cosmologia
- Metamateriais
É interessante ler a matéria toda no Jornal da Ciência. Uma coisa que me chamou a atenção foi o "lixo" do DNA, que agora descobriu-se ter importante função sobre o genoma inteiro. Eu só posso dizer que EU JÁ SABIA.
Quem sabe o que o futuro nos reserva, né? Afinal de contas, tá rolando por aí a estória de que, daqui a uns dias, o presidente americano vai fazer um pronunciamento sobre OVNIS ainda em janeiro de 2011.
terça-feira, 23 de março de 2010
Cachorro surgiu no Oriente Médio
Do Jornal da Ciência: Cachorro surgiu no Oriente Médio, diz análise de DNA
Trecho: "Eles puderam chegar a essa conclusão analisando os trechos do material genético de mais de 900 cachorros de 85 raças e de lobos do mundo inteiro. Assim, foi possível criar um grande retrato de família, montando uma árvore genealógica da espécie".
Interessante o conceito de seleção articifial (com influência humana), em oposição à seleção natural.
Trecho: "Eles puderam chegar a essa conclusão analisando os trechos do material genético de mais de 900 cachorros de 85 raças e de lobos do mundo inteiro. Assim, foi possível criar um grande retrato de família, montando uma árvore genealógica da espécie".
Interessante o conceito de seleção articifial (com influência humana), em oposição à seleção natural.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Neandertais eram mais avançados do que se imaginava
Do Jornal da Ciência: Vaidade nas cavernas.
Trecho: "O pesquisador diz que as evidências coletadas nos sítios arqueológicos de Múrcia removem as últimas nuvens de incerteza a respeito da modernidade e do comportamento cognitivo dos últimos neandertais e, por consequência, 'mostram que não há mais razão para questionar que eram eles os autores dos artefatos simbólicos da cultura chatelperronense'".
O teor da notícia é o uso de pigmentos cosméticos pelos Neandertais. Isso implica que eles eram evoluídos a ponto de pensamento abstrato acima do básico animalesco. Provavelmente tinham rituais e eram tão avançados quanto os homens de cro magnon.
Mas pera aí. Se isso é verdade, então por que os Neandertais desapareceram? A ideia original era a de que os Neandertais eram burrinhos e os homens modernos espertinhos, e dizimaram os involuídos porque queriam morar nas cavernas deles.
Trecho: "O pesquisador diz que as evidências coletadas nos sítios arqueológicos de Múrcia removem as últimas nuvens de incerteza a respeito da modernidade e do comportamento cognitivo dos últimos neandertais e, por consequência, 'mostram que não há mais razão para questionar que eram eles os autores dos artefatos simbólicos da cultura chatelperronense'".
O teor da notícia é o uso de pigmentos cosméticos pelos Neandertais. Isso implica que eles eram evoluídos a ponto de pensamento abstrato acima do básico animalesco. Provavelmente tinham rituais e eram tão avançados quanto os homens de cro magnon.
Mas pera aí. Se isso é verdade, então por que os Neandertais desapareceram? A ideia original era a de que os Neandertais eram burrinhos e os homens modernos espertinhos, e dizimaram os involuídos porque queriam morar nas cavernas deles.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Um pouco da história humana há 800mil anos
Da Folha Online: Gênero humano migrou até a Ásia há cerca de 780 mil anos.
Trecho: "A nova datação também indica que a colonização da Ásia pelo H. erectus teria sido feita em duas levas, por duas rotas saindo da África --uma costeira, via Arábia e Índia, chegando até a Indonésia; e outra que levou à população chinesa."
Pelo que dizem, a área do oriente médio foi onde floresceu, por assim dizer, a ideia de sociedade. Foi lá que o homem deixou de ser nômade, o que permitiu a criação de cidades. A principal rota teria sido essa, contornando as montanhas do himalaia, um pouco acima da Índia. Só que isso teria sido somente há 10mil anos. Será que antes disso o caminho era conhecido pelos ancestrais humanos? Como esse local pode ter sido assim tão importante? Será que a explicação não é simples a ponto de nos perguntarmos: e se cavassem em outro lugar não achariam nada interessante?
Trecho: "A nova datação também indica que a colonização da Ásia pelo H. erectus teria sido feita em duas levas, por duas rotas saindo da África --uma costeira, via Arábia e Índia, chegando até a Indonésia; e outra que levou à população chinesa."
Pelo que dizem, a área do oriente médio foi onde floresceu, por assim dizer, a ideia de sociedade. Foi lá que o homem deixou de ser nômade, o que permitiu a criação de cidades. A principal rota teria sido essa, contornando as montanhas do himalaia, um pouco acima da Índia. Só que isso teria sido somente há 10mil anos. Será que antes disso o caminho era conhecido pelos ancestrais humanos? Como esse local pode ter sido assim tão importante? Será que a explicação não é simples a ponto de nos perguntarmos: e se cavassem em outro lugar não achariam nada interessante?
Assinar:
Postagens (Atom)