Mostrando postagens com marcador animal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador animal. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mais bichos estranhos

Do Jornal da Ciência: O bicho mais estranho do mundo.

Trecho: "- Eles apresentam uma forma muito estranha de usar a bioluminescência - explicou Karen. - Eles têm apêndices, redondos, ovalados ou longos, que lançam quando se sentem ameaçados. Uma vez lançado, o apêndice brilha em luz verde. Eles lançam um ou dois apêndices de cada vez e, se você continuar a importuná-los, eles continuam lançando-os.".

Como disse o poeta, há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia. :)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Macacos também tem benefícios de logevidade devido a dieta hipocalórica

Do Ambiente Brasil: Dieta de baixa caloria prolonga a vida e a saúde de macacos.

Trecho: "Cientistas já sabiam que é possível prolongar a vida de camundongos e de criaturas mais primitivas - moscas, vermes - com cortes profundos e prolongados no que seria o consumo normal de energia. [...] Agora surge a primeira evidência de que a mesma conduta adia a manifestação das doenças do envelhecimento em primatas, também - macacos reso do Centro de Primatas Nacional de Wisconsin, EUA".

Eu já tinha lido que a única forma comprovada de aumento da longevidade era a fome intensa e que isso tinha sido ligado a animais. Agora, há o indício de que primatas superiores também se beneficiem. Isso diz que talvez o homem também possa viver mais se passar a vida com fome. Não é muita coisa, mas de repente, ajuda a entender o mecanismo.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Macacos raciocinam

Do Ambiente Brasil: Macaco-prego é capaz de inventar atalhos pela mata, dizem pesquisadoras.

Trecho: "[...] Ou seja, os macaquinhos não escolhem qualquer canto para dormir. Eles planejam as suas atividades futuras. As pesquisadoras enxergam os resultados como um golpe no antropocentrismo. 'A gente superestima a capacidade humana, achamos que ela é supercomplexa', diz Patrícia Izar, psicóloga experimental da USP e orientadora do estudo".

Da mesma forma que na notícia anterior, eu posso dizer que já sabia.
A memória funciona por meio de nanotecologia, tão perfeita que nem sonhamos ainda em fazer nada igual (por isso sua estranheza ao ler a frase). O objetivo dela é armazenar conhecimento, organizar, selecionar o importante e esquecer o resto. Isso para não dizer que a finalidade é dar suporte a outros sistemas do corpo. Pense no corpo como uma máquina. Alguns componentes dos animais de outras espécies são iguais, ou parecidos.

Isso indica (e apenas indica) duas coisas:
1) que os seres vivos estão todos conectados pela evolução;
2) que o ser humano é apenas um degrau da evolução, não necessariamente o último.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Diferença entre animais e humanos diminui

Da Terra: Animais também sentem remorso, dizem pesquisadores.

Trecho: "Os últimos dados vêm de análises de cérebros de macacos que tentavam ganhar um suco como grande prêmio ao adivinhar onde ele estava escondido. Quando os macacos escolhiam errado e a localização do prêmio lhes era revelada, os neurônios de seus cérebros claramente registravam arrependimento, segundo neurobiólogos da Universidade Duke que recentemente reportaram o experimento na Science".

Meu comentário, em versão reduzida, é o seguinte: EU JÁ SABIA.

Quando descobrimos a evolução, percebemos que não há diferenças entre animais irracionais e o homem, a não ser alguns mecanismos diferenciados. Pode-se dizer que apenas de complexidade, e não da composição da máquina. A diferença, descrita apenas no conhecimento popular, é a de que o ser humano possui alma e o animal não. Apesar de ninguém sequer saber descrever alma.