Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Relação entre tamanho da barriga e a saúde

Do Ambiente Brasil: Tamanho da barriga pode ser alerta para problemas de saúde.

Trecho: "Nas mulheres, a medida ideal é de 80 centímetros. Acima disso, a luz de alerta se acende. O perigo aumenta se a circunferência estiver maior que 88 centímetros. [...] Os homens também precisam ficar atentos. Para eles, a medida ideal varia entre 94 e 102 centímetros".

A medição também é simples e o "exame clínico" pode ser feito em casa.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Amigos fazem bem ao coração... e à saúde

Do G1: Para que servem os amigos? Para uma vida mais longa.

Trecho: "Bella DePaulo, professora visitante de psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, cujo trabalho foca pessoas solteiras e amizades, aponta que, em muitos estudos, a amizade tem um efeito ainda maior sobre a saúde do que um cônjuge ou membro da família. Na pesquisa das enfermeiras com câncer de mama, ter um cônjuge não foi associado à sobrevivência. ".

No texto, dizem que às vezes, ter amigos é melhor que ter familiares. Eu diria que isto está relacionado à cultura. Nós, brasileiros, temos uma estrutura familiar bem diferente da europeia. Além, é claro, das relações de amizade.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Produzidas células tronco a partir de células adultas

Do G1: Grupo transforma célula adulta em célula-tronco sem alteração genética.

Trecho: "Pesquisadores nos EUA e na Alemanha afirmam ter obtido o que pode ser visto, sem muito exagero, como o Santo Graal da pesquisa com células-tronco: uma forma segura de transformar células adultas em entidades "primitivas", capazes de dar origem a qualquer tecido do organismo".

Em minha humilde opinião, este é o início da medicina do século XXI, juntamente com o estudo intensivo através de ressonância magnética.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cães brilhantes... literalmente

Do G1: Coreanos criam cãezinhos clonados e transgênicos que brilham no escuro.

Trecho: "A intenção dos cientistas é usar a técnica para produzir cães que sirvam como modelo para estudar doenças humanas."

A manipulação genética sempre nos fascina. Agora, então, que se consegue produzir resultados práticos com as técnicas aprendidas, estamos vendo o embrião da verdadeira medicina do século XXI. Talvez daqui a meio século, possamos dizer que existe uma medicina de verdade, baseada na avaliação e cura do indivíduo.

Chocolate e Álcool todo dia. O que mais preciso?

Duas Notícias complementares do G1: Uma dose de álcool por dia baixa risco de morte, diz estudo e Comer chocolate todos os dias pode até fazer bem, dizem nutricionistas.

Duas dicas: o estudo sobre álcool avaliou a vida de pessoas acima de 55 anos, que teriam uma chance maior de vida do que os que não bebiam; o chocolate é o meio amargo.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Alegria dos Vampiros e dos bancos de sangue

Do Terra Ciencia: Franceses avançam na produção industrial de sangue.

Trecho: "Uma equipe de cientistas franceses conseguiu modificar células sanguíneas a partir de células-tronco...".

Uma boa coisa. Assim o cara do cacete de agulha não precisa mais doar sangue.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Cientistas filmam vírus do HIV sendo transmitido

Via Telegraph.co.uk: Scientists film HIV spreading for the first time.

Interessante artigo. Segundo ele, pensava-se que o vírus ficava solto no organismo e era capturado pelos linfócitos T; depois, viu-se que o processo não é bem assim: primeiro, a célula contaminada cria uma ponte com uma saudável, para então transferir uma parte de seu conteúdo.

O vídeo afirma que foi usada uma nova técnica de coloramento de célula. Reproduziram uma cópia do vírus em uma célula que, sob luz azul, fica verde. Era a única contaminada do experimento. No contato com a outra, foi fácil ver a transferência.

terça-feira, 17 de março de 2009

Envelhecimento cerebral

Do Jornal da Ciência: Cérebro envelhece aos 27 anos.

Trecho: "O declínio mental começa mais cedo do que se imaginava. Um estudo americano, publicado na revista especializada 'Neuro biologyof Aging', diz que a capacidade mental começa a decair por volta dos 27 anos, e o pico de funcionamento do cérebro é aos 22 anos".

A ciência é como um muro em que os tijolos são colocados e alinhados um por um, sendo que a posição de alguns é consertada muito depois de ter sido colocada. Não me admiraria se, daqui a uns anos, viesse um outro estudo informando que o "declínio significativo" ocorrido aos 27 anos estava ligado àquela fase da vida daquela sociedade específica, não sendo um coeficiente universal do gênero humano.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Próximo passo: leitura da mente

Do Terra Tecnologia: Pesquisadores avançam em direção à "leitura da mente".

Trecho: "Usando um scanner moderno para medir o fluxo sanguíneo, pesquisadores britânicos afirmaram nesta quinta-feira que foram capazes de dizer onde voluntários estavam localizados dentro de um ambiente de realidade virtual gerado por computador".

O método ainda é bem rústico, mas é assim mesmo. Daqui a uns 30 anos deve estar saindo o primeiro equipamento comercial para o registro de sonhos. :)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ciência comprova o que vovó sempre soube

Do G1: Alimentos ricos em açúcar podem piorar acne, sugerem estudos.

Trecho: "Americanos com dieta controlada participaram de nova pesquisa. Indícios são interessantes, mas novos dados ainda são necessários."

Bem, vovó e mamãe sempre me disseram isso. Agora, a ciência "quase" comprova. Por falar nisso, dizem que o açúcar é um dos grandes males da humanidade. Sério. Há alguns séculos, quando se começou a usar em grande quantidade, houve na Europa até sociedades médicas contra o consumo de açúcar. Dê uma googlada por aí, talvez você ache alguma coisa.

Mais uma pista na caçada à eterna juventude

Do G1: Bizarro roedor pelado dá pistas para fugir do envelhecimento.

Trecho: "Ao contrário da maioria dos roedores, os ratos-toupeiras-pelados (Heterocephalus glaber) podem viver até os 30 anos, e o truque por trás da façanha talvez seja a resistência das proteínas de seu organismo".

E eu imaginava que o único caminho era o dos telômeros.