Do Jornal da Ciência: Dedão de múmia egípcia é a prótese mais antiga conhecida
Trecho: "Descoberta no ano 2000 perto de Luxor, na necrópole de Tebas, a prótese, de madeira e couro, pertenceu a Tabaketenmut, a filha de um alto sacerdote que viveu entre 950 e 710 a.C.
[...]
O dedão de Tabaketenmut era composto de duas peças de madeira moldadas, perfuradas com pequenos buracos para a passagem de tiras, unidas por um cordão de couro, demonstrando uma preocupação aguda com a anatomia."
Não admira que tenham chegado ao ápice de sua era.
Mostrando postagens com marcador medicina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador medicina. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Vida eterna
Do Info Notícias: Cientistas revertem envelhecimento
Trecho: "O professor DePinho e sua equipe conseguiram o feito ao criar ratos com um gene especial que permitia controlar a enzima telomerase, responsável por manter as “capas” protetoras, chamadas telômeros, na ponta dos cromossomos".
Estão no caminho certo. Telômeros! Quando chegarmos lá, haverá problemas morais quase intransponíveis.
Trecho: "O professor DePinho e sua equipe conseguiram o feito ao criar ratos com um gene especial que permitia controlar a enzima telomerase, responsável por manter as “capas” protetoras, chamadas telômeros, na ponta dos cromossomos".
Estão no caminho certo. Telômeros! Quando chegarmos lá, haverá problemas morais quase intransponíveis.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Vem aí o curativo natural para ossos
Do Jornal da Ciência: Unesp cria curativo natural para osso.
Trecho: "A eficiência da estrutura foi testada em ratos. Com uma broca, os cientistas abriam um furo no fêmur dos animais. Preenchiam, então, a área danificada com o biomaterial, que é bem maleável. 'Você o coloca direto no osso, ajeita, costura, fecha e deixa lá", diz Reinaldo Marchetto, bioquímico da Unesp de Araraquara'".
Hoje, é necessário colocar pinos metálicos e depois abrir pra tirar.
Trecho: "A eficiência da estrutura foi testada em ratos. Com uma broca, os cientistas abriam um furo no fêmur dos animais. Preenchiam, então, a área danificada com o biomaterial, que é bem maleável. 'Você o coloca direto no osso, ajeita, costura, fecha e deixa lá", diz Reinaldo Marchetto, bioquímico da Unesp de Araraquara'".
Hoje, é necessário colocar pinos metálicos e depois abrir pra tirar.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Filmes de nanoestruturas
Do Jornal da ciência: Dupla faz tomografia 4D em estrutura de carbono
Trecho: "Para descrever uma estrutura, basta uma foto ou uma maquete. Mas para saber como algo se comporta, é necessário um 'filme'. Foi o que os cientistas fizeram com nanotubos de carbono, mostrando como se movem e reagem."
Tá aí mais uma tecnologia para revolucionar a medicina do século XXI e permitir a ampliação das fronteiras da ciência.
Trecho: "Para descrever uma estrutura, basta uma foto ou uma maquete. Mas para saber como algo se comporta, é necessário um 'filme'. Foi o que os cientistas fizeram com nanotubos de carbono, mostrando como se movem e reagem."
Tá aí mais uma tecnologia para revolucionar a medicina do século XXI e permitir a ampliação das fronteiras da ciência.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Placebos funcionam: a ciência deve ser revista
Do InfoPlantão: Efeito placebo realmente funciona.
Trecho: "[...] Eles usaram calor para causar dor em braços de voluntários, dizendo a alguns deles que haviam recebido um medicamento anti-dor. Em seguida, utilizaram ressonância magnética para avaliar a espinha dorsal de todos: daqueles que acreditavam ter usado o medicamento (um placebo) e daqueles que não receberam nada".
O problema é que, em grande parte das pesquisas farmacológicas com seres humanos, usa-se um grupo de controle, com placebos, para comparar com outro, que recebe o remédio "de verdade". Se os placebos funcionam, significa que todas estas pesquisas deve ser invalidadas. E agora?
Além disso, podemos dizer que "Há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia". Ou seja, vamos levar a sério a medicina oriental e indígena?
Essa notícia, se levada a sério, poderia mudar as bases da ciência.
Trecho: "[...] Eles usaram calor para causar dor em braços de voluntários, dizendo a alguns deles que haviam recebido um medicamento anti-dor. Em seguida, utilizaram ressonância magnética para avaliar a espinha dorsal de todos: daqueles que acreditavam ter usado o medicamento (um placebo) e daqueles que não receberam nada".
O problema é que, em grande parte das pesquisas farmacológicas com seres humanos, usa-se um grupo de controle, com placebos, para comparar com outro, que recebe o remédio "de verdade". Se os placebos funcionam, significa que todas estas pesquisas deve ser invalidadas. E agora?
Além disso, podemos dizer que "Há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia". Ou seja, vamos levar a sério a medicina oriental e indígena?
Essa notícia, se levada a sério, poderia mudar as bases da ciência.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Mão biônica com tato
Do Terra Tecnologia: Mão biônica reproduz o sentido do tato em amputados.
Trecho: "A mão mecânica apresentada reproduz todos os movimentos de uma mão natural, além de trazer as sensações ambientais e o sentido do tato".
Ou seja, o obstáculo alcançado não era levar corretamente dados do cérebro para a mão (coisa da década de cérebro - 1990), e sim dados da mão para o cérebro. Alguém mais lembrou de Star Wars - O Império Contra Ataca?
Trecho: "A mão mecânica apresentada reproduz todos os movimentos de uma mão natural, além de trazer as sensações ambientais e o sentido do tato".
Ou seja, o obstáculo alcançado não era levar corretamente dados do cérebro para a mão (coisa da década de cérebro - 1990), e sim dados da mão para o cérebro. Alguém mais lembrou de Star Wars - O Império Contra Ataca?
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Desvendado mecanismo da memória
Do Jornal da Ciência: Substância preserva as memórias.
Trecho: "Os resultados sugerem que a dopamina não teria um papel crucial na formação das memórias em si, mas em transformar experiências em memórias de longo prazo. Os dados mostram ainda que a consolidação das lembranças pode ser manipulada pela dopamina dentro desse período de 12 horas".
É poético que seja justamente a dopamina, responsável pela sensação de prazeres, quem influencia positivamente na memória.
Trecho: "Os resultados sugerem que a dopamina não teria um papel crucial na formação das memórias em si, mas em transformar experiências em memórias de longo prazo. Os dados mostram ainda que a consolidação das lembranças pode ser manipulada pela dopamina dentro desse período de 12 horas".
É poético que seja justamente a dopamina, responsável pela sensação de prazeres, quem influencia positivamente na memória.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Macacos também tem benefícios de logevidade devido a dieta hipocalórica
Do Ambiente Brasil: Dieta de baixa caloria prolonga a vida e a saúde de macacos.
Trecho: "Cientistas já sabiam que é possível prolongar a vida de camundongos e de criaturas mais primitivas - moscas, vermes - com cortes profundos e prolongados no que seria o consumo normal de energia. [...] Agora surge a primeira evidência de que a mesma conduta adia a manifestação das doenças do envelhecimento em primatas, também - macacos reso do Centro de Primatas Nacional de Wisconsin, EUA".
Eu já tinha lido que a única forma comprovada de aumento da longevidade era a fome intensa e que isso tinha sido ligado a animais. Agora, há o indício de que primatas superiores também se beneficiem. Isso diz que talvez o homem também possa viver mais se passar a vida com fome. Não é muita coisa, mas de repente, ajuda a entender o mecanismo.
Trecho: "Cientistas já sabiam que é possível prolongar a vida de camundongos e de criaturas mais primitivas - moscas, vermes - com cortes profundos e prolongados no que seria o consumo normal de energia. [...] Agora surge a primeira evidência de que a mesma conduta adia a manifestação das doenças do envelhecimento em primatas, também - macacos reso do Centro de Primatas Nacional de Wisconsin, EUA".
Eu já tinha lido que a única forma comprovada de aumento da longevidade era a fome intensa e que isso tinha sido ligado a animais. Agora, há o indício de que primatas superiores também se beneficiem. Isso diz que talvez o homem também possa viver mais se passar a vida com fome. Não é muita coisa, mas de repente, ajuda a entender o mecanismo.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Manipulando o foco de atenção
Do G1: Cientistas estudam maneiras artificiais de focar a atenção.
Trecho: "O pesquisador afirma que um dia poderá ser possível melhorar a atenção por meio de pulsos de luz que sincronizarão os neurônios de forma direta, uma terapia que poderia ajudar pacientes esquizofrênicos e de deficiência de atenção (e com menos efeitos colaterais do que os medicamentos)".
Eu fico temeroso quanto às mudanças implementadas pela ciência. Acho que coisas que levaram centenas de milhares de anos não podem ser mudadas em apenas algumas gerações. E por mais que digam que a evolução é burra e plenamente aleatória, ainda assim acredito que ela é um método mais completo que a ciência humana deste século.
Trecho: "O pesquisador afirma que um dia poderá ser possível melhorar a atenção por meio de pulsos de luz que sincronizarão os neurônios de forma direta, uma terapia que poderia ajudar pacientes esquizofrênicos e de deficiência de atenção (e com menos efeitos colaterais do que os medicamentos)".
Eu fico temeroso quanto às mudanças implementadas pela ciência. Acho que coisas que levaram centenas de milhares de anos não podem ser mudadas em apenas algumas gerações. E por mais que digam que a evolução é burra e plenamente aleatória, ainda assim acredito que ela é um método mais completo que a ciência humana deste século.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Produzidas células tronco a partir de células adultas
Do G1: Grupo transforma célula adulta em célula-tronco sem alteração genética.
Trecho: "Pesquisadores nos EUA e na Alemanha afirmam ter obtido o que pode ser visto, sem muito exagero, como o Santo Graal da pesquisa com células-tronco: uma forma segura de transformar células adultas em entidades "primitivas", capazes de dar origem a qualquer tecido do organismo".
Em minha humilde opinião, este é o início da medicina do século XXI, juntamente com o estudo intensivo através de ressonância magnética.
Trecho: "Pesquisadores nos EUA e na Alemanha afirmam ter obtido o que pode ser visto, sem muito exagero, como o Santo Graal da pesquisa com células-tronco: uma forma segura de transformar células adultas em entidades "primitivas", capazes de dar origem a qualquer tecido do organismo".
Em minha humilde opinião, este é o início da medicina do século XXI, juntamente com o estudo intensivo através de ressonância magnética.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Mulher tem terceiro braço imaginário
Do G1: Médicos suíços confirmam 'terceiro braço fantasma' em paciente.
Trecho: "Usando exames de ressonância magnética, especialistas do Hospital Universitário de Genebra confirmaram que o cérebro da mulher emitia comandos ao "braço fantasma" e reconhecia suas ações."
Fora o fato de ser uma coisa plenamente bizarra, chamo a atenção para a técnica usada para descobrir se ela estava falando ou não a verdade. Mediram a atividade mental diretamente no cérebro dela.
Trecho: "Usando exames de ressonância magnética, especialistas do Hospital Universitário de Genebra confirmaram que o cérebro da mulher emitia comandos ao "braço fantasma" e reconhecia suas ações."
Fora o fato de ser uma coisa plenamente bizarra, chamo a atenção para a técnica usada para descobrir se ela estava falando ou não a verdade. Mediram a atividade mental diretamente no cérebro dela.
Cães brilhantes... literalmente
Do G1: Coreanos criam cãezinhos clonados e transgênicos que brilham no escuro.
Trecho: "A intenção dos cientistas é usar a técnica para produzir cães que sirvam como modelo para estudar doenças humanas."
A manipulação genética sempre nos fascina. Agora, então, que se consegue produzir resultados práticos com as técnicas aprendidas, estamos vendo o embrião da verdadeira medicina do século XXI. Talvez daqui a meio século, possamos dizer que existe uma medicina de verdade, baseada na avaliação e cura do indivíduo.
Trecho: "A intenção dos cientistas é usar a técnica para produzir cães que sirvam como modelo para estudar doenças humanas."
A manipulação genética sempre nos fascina. Agora, então, que se consegue produzir resultados práticos com as técnicas aprendidas, estamos vendo o embrião da verdadeira medicina do século XXI. Talvez daqui a meio século, possamos dizer que existe uma medicina de verdade, baseada na avaliação e cura do indivíduo.
Assinar:
Postagens (Atom)