Mostrando postagens com marcador humanidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador humanidade. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de março de 2011

Origem do homem: sul da África

Do Ambiente Brasil: Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África.

Trecho: "Em um artigo divulgado na publicação científica 'Proceedings of the National Academy of Sciences', os pesquisadores americanos sustentam que o sul africano provavelmente ofereceu melhores condições para o surgimento do ser humano moderno."


Nem todo mundo concorda que tenha sido no sul da África, alguns apontam o leste africano. Mas certamente os estudiosos concordam que foi na África. Li em outro lugar que, ao sair da África, algumas populações foram para a Europa e outras, para a Índia. Por isso, algumas rotas do Oriente Médio estão entre as mais antigas já elaboradas. Por isso, a região é tão rica culturalmente.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O custo da alfabetização para o cérebro

Do Jornal da Ciência:  O custo da alfabetização, artigo de Fernando Reinach.

Trecho: "Esses resultados mostram que a alfabetização, tanto de crianças quanto de adultos, melhora o rendimento de muitas atividades do cérebro. Mas a alfabetização tem um custo: a capacidade diminuída de reconhecer faces. Isso sugere que a parte do cérebro que utilizamos para ler e escrever é, em parte, aquela que nossos ancestrais utilizavam para reconhecer sentimentos expressos nas faces dos membros de sua tribo. Se hoje não reconhecemos visualmente a angústia na face de um amigo, não temos dificuldade em ler o e-mail em que ele nos conta que está angustiado".

E eu pensei que é porque eu era nerd.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Relação dos Neandertais com os humanos modernos

Do Jornal da Ciência:  Neandertais foram bons cozinheiros.

Trecho: "No que se refere à estética, talvez não fossem exatamente beldades, mas, nas palavras do grande antropólogo americano Carleton Coon, se colocassem um terno passariam desapercebidos em qualquer metrô do mundo."

O interessante dessa matéria é que agora se chegou a uma encruzilhada na história dos neandertais. Está caindo a ideia de que fossem lerdos retardados, e estão ficando cada vez mais parecidos com os humanos. Foi comum, inclusive, o cruzamento entre espécies. Agora, sabe-se que usavam fogo, e também utilizavam utensílios. Como explicar, a partir daí, sua extinção? Se eles eram habilidosos a ponto de produzir armas e fogo, poderiam ter até tomado o planeta.

Sabe-se que eles cozinhavam por causa dos pigmentos no tártaro encontrados em alguns dentes.

A matéria me deixou um pouco confuso. Lá diz que nosso DNA é 4% igual ao deles. Então é bem diferente, porque é 98% igual ao de um chimpanzé.

UPDATE: Houve pelo menos outra espécie, esta quase não deixou rastro, que cruzou com o ser humano.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Humanos modernos possuem traços de Neandertais

Da Info: Seu DNA pode ter partes de Neandertal

Trecho: "A maioria do DNA foi extraída de 400 gramas de pó de ossos produzido de 3 fêmeas achados na caverna Vindija, Croácia, que viveram há 38 mil anos. Todo o material corresponde a 60% do genoma do Neandertal. [...] Curiosamente, eles descobriram que os humanos que descendem de ancestrais europeus e asiáticos carregam DNA de Neandertal.".

Comentário: Assistam ao filme A Guerra do Fogo (La guerre de feu).
http://blog.uncovering.org/archives/uploads/2008/08032601_blog.uncovering.org_fogo.jpg

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Neandertais eram mais avançados do que se imaginava

Do Jornal da Ciência: Vaidade nas cavernas.

Trecho: "O pesquisador diz que as evidências coletadas nos sítios arqueológicos de Múrcia removem as últimas nuvens de incerteza a respeito da modernidade e do comportamento cognitivo dos últimos neandertais e, por consequência, 'mostram que não há mais razão para questionar que eram eles os autores dos artefatos simbólicos da cultura chatelperronense'".

O teor da notícia é o uso de pigmentos cosméticos pelos Neandertais. Isso implica que eles eram evoluídos a ponto de pensamento abstrato acima do básico animalesco. Provavelmente tinham rituais e eram tão avançados quanto os homens de cro magnon.

Mas pera aí. Se isso é verdade, então por que os Neandertais desapareceram? A ideia original era a de que os Neandertais eram burrinhos e os homens modernos espertinhos, e dizimaram os involuídos porque queriam morar nas cavernas deles.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Descoberto novo ancestral humano

Do Jornal da Ciência: Grupo acha o mais antigo esqueleto de ancestral humano.

Trecho: "Ardi, uma fêmea de 4,4 milhões de anos desenterrada na Etiópia, desbanca a célebre Lucy, 1 milhão de anos mais jovem. Espécie habitava floresta e podia viver tanto no solo quanto sobre as árvores".

Sou meio cético quanto a artigos sobre a origem da humanidade. Em meio a essa "guerra santa" estúpida entre ciência e religião, isso pode ser só uma forçada de barra, baseada em evidências duvidáveis. Em todo caso, a história é contada pelos vencedores. Só não vamos mais esquecer: o fóssil de ancestral mais antigo não é mais Lucy, agora é Ardi, e tem 4,4 milhões de anos.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Genes onde só havia lixo

Do Ambiente Brasil: Três genes humanos evoluíram a partir de "lixo genético", diz estudo.

Trecho: "Pelo menos três genes humanos evoluíram 'a partir do zero', por meio de mutações em trechos não-codificados de DNA (ou seja, o DNA que não tem instruções específicas para fabricar proteínas, também considerado 'lixo'), em um processo que era impensável há pouco tempo".

Só posso dizer uma coisa: EU JÁ SABIA! "Lixo" nos genes? Nessa nanotecologia natural? Nessas máquinas minúsculas que desenvolvem tudo o que chamamos de vida? Impossível!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Origem da etnia branca

Da Revista Época: Brancos surgiram na Europa há 5500 anos.

Trecho: "No caso de regiões do norte da Europa, como a Escandinávia, onde a luz solar é escassa no inverno, ter pele branca poderia significar mais chances de sobrevivência".

Não posso deixar de notar que sempre há um certo quê de objetivo na evolução. tudo tem uma utilidade, diferentemente da teoria da seleção natural. Note-se que os não-brancos não deixaram de existir.

terça-feira, 7 de julho de 2009

A Origem do Rio Amazonas

Da Folha: Geólogo data nascimento do Amazonas.

Trecho: "O rio Amazonas acaba de ganhar uma certidão de nascimento. Segundo ela, o curso d'água mais volumoso da Terra nasceu há 11,8 milhões de anos".

De quebra, veja como foi formada a ilha do Marajó, há 5 mil anos.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Origem da Música

Do Terra Ciência: Flauta pré-histórica é mais antigo instrumento musical.

Trecho: "Os pesquisadores acreditam que o objeto, datado de 35 mil anos atrás, fortalece a hipótese de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela agência AP."

Pra você que tá chegando agora: o advento da música é algo necessário apenas em culturas, ou seja, não é qualquer animal ou qualquer indivíduo que consegue saber o que é música. Junto à pintura corporal, esta é uma das características que primariamente distingue o ser humano dos outros animais. Imagine a complexidade que deve existir para que um animal, sem nunca ter ouvido uma melodia, criar uma "do nada". Só não vamos esquecer que 35 mil anos atrás ainda havia mamutes rondando o planeta (só foram extintos na última era glacial, há 10 mil anos).

Será que o dono dessa flauta a tocava entre uma caçada e outra? Ou a utilizava para agradar seres superiores que ele acreditava comandar o mundo (aos quais nós simpaticamente chamamos de deuses).

Um pouco da história humana há 800mil anos

Da Folha Online: Gênero humano migrou até a Ásia há cerca de 780 mil anos.

Trecho: "A nova datação também indica que a colonização da Ásia pelo H. erectus teria sido feita em duas levas, por duas rotas saindo da África --uma costeira, via Arábia e Índia, chegando até a Indonésia; e outra que levou à população chinesa."

Pelo que dizem, a área do oriente médio foi onde floresceu, por assim dizer, a ideia de sociedade. Foi lá que o homem deixou de ser nômade, o que permitiu a criação de cidades. A principal rota teria sido essa, contornando as montanhas do himalaia, um pouco acima da Índia. Só que isso teria sido somente há 10mil anos. Será que antes disso o caminho era conhecido pelos ancestrais humanos? Como esse local pode ter sido assim tão importante? Será que a explicação não é simples a ponto de nos perguntarmos: e se cavassem em outro lugar não achariam nada interessante?