Mostrando postagens com marcador química. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador química. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Novo combustível espacial

Do InfoPlantão: Ciência Foguete de plasma iria a Marte em 39 dias.

Trecho: "O gás utilizado no foguete pode ser aquecido a temperaturas mais altas que o combustível porque é convertido em plasma".

Plasma! Por que eu não pensei nisso antes? A tecnologia é 10 vezes mais propulsora que a que usa combustível convencional. Acho que este século vai trazer muitas novidades na área de energia. Cada vez mais estão inventando processos de transformação e aproveitamento de energia, como este ventilador sem pás e o vidro condicionador de ar.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Novo Material: Hidrogênio Metálico

Do Info Plantão: A um passo do hidrogênio metálico.

Trecho: "O objetivo era gerar condições sob as quais o hidrogênio, aliado a outro material, pudesse se tornar realmente metálico, e também um supercondutor, a pressões menores que aquelas exigidas pelo hidrogênio puro. Durante as pesquisas, foi criado o composto SiH4(H2)2".

Fico imaginando a quantidade de materiais possíveis pela combinação dos poucos "modelos" de átomos existentes. Ainda estamos na infância de nossa química. Esta semana mesmo saiu outra matéria referindo-se ao alumínio transparente.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tabela Periódica recebe mais um elemento

Do Ambiente Brasil: Tabela Periódica ganha 112º elemento.

Trecho: "Cientistas na Alemanha estão tentando encontrar um nome para o mais novo elemento da tabela periódica, que recebeu o número 112. Depois de mais de uma década de seu descobrimento, o elemento de número atômico 112 (que é a quantidade de prótons do núcleo) foi aceito oficialmente na tabela e recebeu, temporariamente, o nome de "ununbium". Ele é superpesado e altamente instável - existe por apenas alguns milionésimos de segundo e depois de desfaz".

Tomei um susto ao olhar uma tabela periódica (não oficial, claro) e ver que existe o elemento 118. Um gás? No meu tempo, eram menos elementos. Que universo doido!