Mostrando postagens com marcador África. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador África. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Descoberto novo ancestral humano

Do Jornal da Ciência: Grupo acha o mais antigo esqueleto de ancestral humano.

Trecho: "Ardi, uma fêmea de 4,4 milhões de anos desenterrada na Etiópia, desbanca a célebre Lucy, 1 milhão de anos mais jovem. Espécie habitava floresta e podia viver tanto no solo quanto sobre as árvores".

Sou meio cético quanto a artigos sobre a origem da humanidade. Em meio a essa "guerra santa" estúpida entre ciência e religião, isso pode ser só uma forçada de barra, baseada em evidências duvidáveis. Em todo caso, a história é contada pelos vencedores. Só não vamos mais esquecer: o fóssil de ancestral mais antigo não é mais Lucy, agora é Ardi, e tem 4,4 milhões de anos.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

História genética africana

Do Terra: Cientistas desvendam história genética dos africanos.

Trecho: "Executado por uma equipe internacional de cientistas ao longo de quase uma década, o estudo sugere que os africanos se tenham originado de 14 grupos ancestrais que se misturaram livremente para resultar nas populações hoje existentes".

É por isso que a ciência é (quase) absoluta. Em outro trecho, a notícia diz que os negros americanos estão ligados às etnias do oeste africano. Ou seja, o resultado do teste não poderia ser diferente, já que é conhecida a história da escravidão nos últimos śeculos.

Mais uma informação: o DNA mitocondrial é usado para ancestralidade genética.