Da Terra Tecnologia: Com implante de tecido humano, robô pode se locomover sozinho.
Trecho: "Os picos de atividade elétrica dos neurônios foram então conectados à saídas de sensores de distância do robô, que se mostrou capaz de se locomover sem encostar nas paredes, demonstrando que o organismo deu ao robô uma significante capacidade de tomada de decisões. O 'senso direcional' do robô foi aprendido pelo pequeno cérebro e não previamente programado por software.".
Duas considerações importantes:
1 - os cientistas estão brincando de deus - até que enfim alguém descobriu pra que serve o neurônio. Lembrei agora que, na Idade Média, se faziam transfusões de sangue a partir de macacos. É quase a mesma coisa. Estamos fazendo testes básicos com algo que se conhece um pouquinho para ver no que dá. Quem disse que na ciência tudo é preciso? Às vezes, deve-se brincar de misturar um negócio com outro pra ver no que dá;
2 - a nanotecnologia "natural" é foda - que maravilhoso nanoequipamento é esse, o neurônio. Só não é mais deslumbrante que o DNA, outro milagre da tecnologia natural/ET/criacionista.
Mostrando postagens com marcador robótica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador robótica. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Mão biônica com tato
Do Terra Tecnologia: Mão biônica reproduz o sentido do tato em amputados.
Trecho: "A mão mecânica apresentada reproduz todos os movimentos de uma mão natural, além de trazer as sensações ambientais e o sentido do tato".
Ou seja, o obstáculo alcançado não era levar corretamente dados do cérebro para a mão (coisa da década de cérebro - 1990), e sim dados da mão para o cérebro. Alguém mais lembrou de Star Wars - O Império Contra Ataca?
Trecho: "A mão mecânica apresentada reproduz todos os movimentos de uma mão natural, além de trazer as sensações ambientais e o sentido do tato".
Ou seja, o obstáculo alcançado não era levar corretamente dados do cérebro para a mão (coisa da década de cérebro - 1990), e sim dados da mão para o cérebro. Alguém mais lembrou de Star Wars - O Império Contra Ataca?
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Genética e Temperamento
Do InfoPlantão: Temperamento raivoso é questão de gene.
Trecho: "Os genes seriam responsáveis por cerca de 50% da predisposição, ou não, da raiva. Além disso, de acordo com a pesquisa que analisou mais de 800 pessoas, homens e mulheres mais irritados possuem menos massa cinzenta nas amídalas cerebelosas".
Mais uma evidência de que não passamos de uma máquina complexa.
Trecho: "Os genes seriam responsáveis por cerca de 50% da predisposição, ou não, da raiva. Além disso, de acordo com a pesquisa que analisou mais de 800 pessoas, homens e mulheres mais irritados possuem menos massa cinzenta nas amídalas cerebelosas".
Mais uma evidência de que não passamos de uma máquina complexa.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Conheçam Adão: o robô-cientista
Da Folha Online: Robô-biólogo faz sua 1ª descoberta científica original.
Trecho: "O que Adam descobriu agora foi o papel de alguns genes do metabolismo de leveduras usadas para fermentar pão. Algo trivial para um biólogo molecular. Clare reconhece que dificilmente essa descoberta estaria descrita em estudo na edição de hoje da prestigiada revista 'Science' se ela não tivesse sido feita por um autômato".
E você pensando que inteligência artificial servia só pra fazer filmes e o gênios adivinhadores?
Trecho: "O que Adam descobriu agora foi o papel de alguns genes do metabolismo de leveduras usadas para fermentar pão. Algo trivial para um biólogo molecular. Clare reconhece que dificilmente essa descoberta estaria descrita em estudo na edição de hoje da prestigiada revista 'Science' se ela não tivesse sido feita por um autômato".
E você pensando que inteligência artificial servia só pra fazer filmes e o gênios adivinhadores?
quinta-feira, 5 de março de 2009
Fotos atuais de Robôs
Essa eu encontrei no Digg um link para o The big Picture: Robots.
É uma série de fotos interessantíssimas de robôs para diversos fins. Dá até vontade de fazer um curso de eletrônica. :)
É uma série de fotos interessantíssimas de robôs para diversos fins. Dá até vontade de fazer um curso de eletrônica. :)
Assinar:
Postagens (Atom)