Mostrando postagens com marcador ET. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ET. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os destaques da ciência nesta primeira década do século XXI, segundo a Science

Do Jornal da Ciência: Os dez mais

Foram elas:

  • A parte oculta do genoma
  • Células-tronco
  • Microbioma
  • DNA pré-histórico
  • Água em Marte
  • Exoplanetas
  • Estudos do aquecimento global
  • Inflamação
  • Mais precisão na cosmologia
  • Metamateriais

É interessante ler a matéria toda no Jornal da Ciência. Uma coisa que me chamou a atenção foi o "lixo" do DNA, que agora descobriu-se ter importante função sobre o genoma inteiro. Eu só posso dizer que EU JÁ SABIA.

Quem sabe o que o futuro nos reserva, né? Afinal de contas, tá rolando por aí a estória de que, daqui a uns dias, o presidente americano vai fazer um pronunciamento sobre OVNIS ainda em janeiro de 2011.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Quantos Sistemas solares há no Universo?

Do Jornal da Ciência: Sistema Solar é minoria.

Trecho: "Segundo a análise, apresentada nesta terça-feira (5/1) em reunião da Sociedade Astronômica dos Estados Unidos, em Washington, apenas 10% de todas as estrelas no Universo compõem sistemas como o integrado pela Terra, que conta com diversos planetas gigantes gasosos em sua parte mais externa."

Contando que existem cerca de 200 bilhões de galáxias, cada qual com 200 bilhões de estrelas, já é um número grande. Improvável é não existirem ETs. É de se fazer pensar no paradoxo de Fermi: "onde eles estão?".

O mais estranho é que são sistemas solares como o nosso. A estimativa de existência de planetas é de 45%. Segundo a matéria, os dados podem até ser imprecisos, mas são um início dos estudos para estas estimativas.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Como está o tempo em Marte?

Do Jornal da Ciência: Ciclo da água em Marte é desvendado.

Trecho: "Marte tem neve de madrugada: cristais de gelo caem das nuvens sobre o ártico. Eles não chegam a tocar o solo, evaporando-se no caminho e saturando a atmosfera de água. Essa neblina espessa produz uma geada que vira vapor ao amanhecer, devolvendo a água à atmosfera. Por volta da meia-noite, as nuvens formam-se outra vez, nutrindo os cristais que cairão na madrugada seguinte".

O objetivo é novamente tentar achar vida em Marte. De qualquer forma, o estudo mostra mais uma vez que o universo não gira em torno dos humanos. Há muita coisa ocorrendo da qual nunca teremos conhecimento. Significa que o Universo não é um presente para nós. Pode haver, sim, vida lá fora, mesmo que nunca tenhamos o prazer (ou desprazer) de encontrá-la.

Um outro ponto interessante a se considerar é a possibilidade de haver contaminação do planeta com seres vivos vindos da Terra, a bordo dos robôs que estão fazendo turismo em Marte. Será que nenhuma ameba entrou de gaiata no navio?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marte já teve muita água

Do Ambiente Brasil: Sonda da Nasa revela que água esculpiu relevo de Marte.

Trecho: "A água foi o principal agente nas alterações do relevo de uma grande área de Marte, embora o vento também tenha tido sua influência, segundo um relatório publicado pela revista científica Science".

Isso é mau. :(
Diminui a importância da água como componente necessário à vida.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Europa (a lua) pode ter vida? A Antártida sugere que sim

Do G1: Micróbios na Antártida aumentam chances de encontrar vida extraterrestre.

Trecho: "Apesar do isolamento, do frio e da completa falta de oxigênio, os micróbios conseguem usar elementos na água e na rocha debaixo da geleira para sobreviver e prosperar. As condições lembram vagamente as existentes em locais como Europa, a lua gelada de Júpiter que possui um oceano debaixo de uma grossa camada de gelo.".

Duas coisas são importantes aí. A primeira é a óbvia, a possibilidade de existir vida em outros locais usando processos químicos estranhos a nós.
A segunda, menos óbvia, é a seguinte: parece que essas bactérias deliberadamente mudaram seu DNA para se adaptar ao meio. Não foi uma mudança aleatória. Se fosse assim, as outras bactérias, de outros pontos, também teriam chegado a este mesmo estágio evolutivo, e esse braço da vida seria comum. Só que a ciência não pode explorar essa suposição, porque seria admitir uma inteligência na evolução.

terça-feira, 3 de março de 2009

(mais um) cientista sugere procurarmos vida alienigena na Terra

Do Plantão Info: ´Vida alienígena´ pode já estar entre nós.

Trecho: "A prática do estudo se baseia na teoria de que a evolução da vida na Terra pode ter acontecido mais de uma vez. É o que o pesquisador pretende chamar de 'segundo gênese' a cada descoberta daqui para frente."

Existe uma ideia de que talvez não consigamos identificar uma forma de vida extraterrestre. Ela pode, por exemplo, não ser baseada em carbono, ou ser tão bizarra que não seja classificada como vida. A outra ideia tácita, contestada aqui, é a de que todos surgimos de uma única arvore evolutiva.

ET e religião

Do Jornal da Ciência: Astroteologia, artigo de Marcelo Gleiser.

Trecho: "De qualquer forma, mais inteligentes ou mais avançados tecnologicamente, nossa reação ao travar contato com tais seres seria um misto de adoração e terror. Se fossem muito mais avançados do que nós, a ponto de haverem desenvolvido tecnologias que os liberassem de seus corpos, esses seres teriam uma existência apenas espiritual. À essa altura, seria difícil distingui-los de deuses."

Matéria muito simples e bem escrita.