Do Jornal da Ciência: O código da longevidade
Trecho: "Cientistas de Universidade de Boston (EUA) analisaram os genomas de mais de mil centenários e identificaram 150 traços genéticos que podem ajudar a prever se uma pessoa vai atingir idades avançadas com uma taxa de 77% de acertos. Os pesquisadores também descobriram 19 sequências de genes que podem levar algumas pessoas a alcançar uma sobrevida ainda maior."
A matéria diz que os fatores genéticos são importantes como, digamos assim, um limite máximo, mas é importante levar uma vida saudável pra esse tempo limite não se deteriorar.
No fim da matéria, tem um dado interessante: "A importância dos fatores ambientais na sobrevivência até uma idade avançada é ilustrada pelo fato de que a expectativa de vida média dos integrantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia é de 88 anos. Estas pessoas, por exigências de sua religião, têm uma conduta benéfica à sua saúde, o que leva a um envelhecimento saudável"
Mostrando postagens com marcador genética. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador genética. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Seres vivos sob encomenda
Do Jornal da Ciência: Um passo além de 'Jurassic Park', artigo Fernando Reinach.
Trecho: "Minha impressão inicial é que esse experimento demonstra definitivamente que toda a informação necessária para criar um ser vivo pode ser guardada em um arquivo de computador. Por outro lado, demonstra que ainda não somos capazes de transformar essa informação em um ser vivo, pois foi necessário utilizar uma célula desprovida de DNA, derivada de um outro ser vivo, nas etapas finais do experimento."
Comentário: O artigo é baseado na recente experiência que conseguiu botar o DNA de uma bactéria no bojo de outra. Um tempo atrás, eu já tinha lido sobre uma bactéria que teria sido injetada em outra célula e tinha continuado a viver. Parece que, agora, a bactéria dessa experiência se reproduziu.
Eu sempre imaginei que teríamos, como diz o artigo, animais feitos sob medida, incluindo animais domésticos. Seres completamente novos, com funções específicas projetadas, cômodas para seus donos. Alguns inclusive devem ser híbridos. O limite será a ética (ou a falta dela).
Só que nunca imaginei que a falta de reprodução seria impeditivo. Pelo contrário, hoje, animais modificados geneticamente (peixinhos fuorescentes, por exemplo) só podem ser comercializados se forem estéreis.
Desse artigo, imaginei que, das duas uma: ou somos criados por uma inteligência superior, ou estamos na Matrix e nem desconfiamos (bem, alguns de nós desconfiam, mas isso é outra história).
Trecho: "Minha impressão inicial é que esse experimento demonstra definitivamente que toda a informação necessária para criar um ser vivo pode ser guardada em um arquivo de computador. Por outro lado, demonstra que ainda não somos capazes de transformar essa informação em um ser vivo, pois foi necessário utilizar uma célula desprovida de DNA, derivada de um outro ser vivo, nas etapas finais do experimento."
Comentário: O artigo é baseado na recente experiência que conseguiu botar o DNA de uma bactéria no bojo de outra. Um tempo atrás, eu já tinha lido sobre uma bactéria que teria sido injetada em outra célula e tinha continuado a viver. Parece que, agora, a bactéria dessa experiência se reproduziu.
Eu sempre imaginei que teríamos, como diz o artigo, animais feitos sob medida, incluindo animais domésticos. Seres completamente novos, com funções específicas projetadas, cômodas para seus donos. Alguns inclusive devem ser híbridos. O limite será a ética (ou a falta dela).
Só que nunca imaginei que a falta de reprodução seria impeditivo. Pelo contrário, hoje, animais modificados geneticamente (peixinhos fuorescentes, por exemplo) só podem ser comercializados se forem estéreis.
Desse artigo, imaginei que, das duas uma: ou somos criados por uma inteligência superior, ou estamos na Matrix e nem desconfiamos (bem, alguns de nós desconfiam, mas isso é outra história).
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Genes onde só havia lixo
Do Ambiente Brasil: Três genes humanos evoluíram a partir de "lixo genético", diz estudo.
Trecho: "Pelo menos três genes humanos evoluíram 'a partir do zero', por meio de mutações em trechos não-codificados de DNA (ou seja, o DNA que não tem instruções específicas para fabricar proteínas, também considerado 'lixo'), em um processo que era impensável há pouco tempo".
Só posso dizer uma coisa: EU JÁ SABIA! "Lixo" nos genes? Nessa nanotecologia natural? Nessas máquinas minúsculas que desenvolvem tudo o que chamamos de vida? Impossível!
Trecho: "Pelo menos três genes humanos evoluíram 'a partir do zero', por meio de mutações em trechos não-codificados de DNA (ou seja, o DNA que não tem instruções específicas para fabricar proteínas, também considerado 'lixo'), em um processo que era impensável há pouco tempo".
Só posso dizer uma coisa: EU JÁ SABIA! "Lixo" nos genes? Nessa nanotecologia natural? Nessas máquinas minúsculas que desenvolvem tudo o que chamamos de vida? Impossível!
quinta-feira, 9 de julho de 2009
O DNA segue leis físicas universais
Do Jornal da Ciência: “DNA” artificial dá pistas sobre surgimento da vida.
Trecho: "Nos organismos existentes hoje, o código genético está escrito em DNA (ácido desoxirribonucleico), que carrega a receita para fazer proteínas (as moléculas que fazem tudo na célula). O DNA, no entanto, é complexo demais para ter sido o primeiro transmissor de informação genética."
Ontem tive o contato com o conceito de Viés da Confirmação: a gente tende a encaixar o que percebemos com a ideia que já tínhamos. Acabamos justificando algo com um novo conhecimento. Parece que é o que ocorre no artigo. Ele mostra que é possível que tenha havido a reprodução de material genético sem o DNA, complexo demais. Ou seja, aí também ocorreu uma evolução.
Só que o título da matéria já nos induz a pensar que isso pode ser meio que um indício de que a vida começou desse jeito. Entre dizer que é possível replicação de moléculas mais simples e que isso deu origem à nossa vida é um passo gigante.
Trecho: "Nos organismos existentes hoje, o código genético está escrito em DNA (ácido desoxirribonucleico), que carrega a receita para fazer proteínas (as moléculas que fazem tudo na célula). O DNA, no entanto, é complexo demais para ter sido o primeiro transmissor de informação genética."
Ontem tive o contato com o conceito de Viés da Confirmação: a gente tende a encaixar o que percebemos com a ideia que já tínhamos. Acabamos justificando algo com um novo conhecimento. Parece que é o que ocorre no artigo. Ele mostra que é possível que tenha havido a reprodução de material genético sem o DNA, complexo demais. Ou seja, aí também ocorreu uma evolução.
Só que o título da matéria já nos induz a pensar que isso pode ser meio que um indício de que a vida começou desse jeito. Entre dizer que é possível replicação de moléculas mais simples e que isso deu origem à nossa vida é um passo gigante.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
História genética africana
Do Terra: Cientistas desvendam história genética dos africanos.
Trecho: "Executado por uma equipe internacional de cientistas ao longo de quase uma década, o estudo sugere que os africanos se tenham originado de 14 grupos ancestrais que se misturaram livremente para resultar nas populações hoje existentes".
É por isso que a ciência é (quase) absoluta. Em outro trecho, a notícia diz que os negros americanos estão ligados às etnias do oeste africano. Ou seja, o resultado do teste não poderia ser diferente, já que é conhecida a história da escravidão nos últimos śeculos.
Mais uma informação: o DNA mitocondrial é usado para ancestralidade genética.
Trecho: "Executado por uma equipe internacional de cientistas ao longo de quase uma década, o estudo sugere que os africanos se tenham originado de 14 grupos ancestrais que se misturaram livremente para resultar nas populações hoje existentes".
É por isso que a ciência é (quase) absoluta. Em outro trecho, a notícia diz que os negros americanos estão ligados às etnias do oeste africano. Ou seja, o resultado do teste não poderia ser diferente, já que é conhecida a história da escravidão nos últimos śeculos.
Mais uma informação: o DNA mitocondrial é usado para ancestralidade genética.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Genética e Temperamento
Do InfoPlantão: Temperamento raivoso é questão de gene.
Trecho: "Os genes seriam responsáveis por cerca de 50% da predisposição, ou não, da raiva. Além disso, de acordo com a pesquisa que analisou mais de 800 pessoas, homens e mulheres mais irritados possuem menos massa cinzenta nas amídalas cerebelosas".
Mais uma evidência de que não passamos de uma máquina complexa.
Trecho: "Os genes seriam responsáveis por cerca de 50% da predisposição, ou não, da raiva. Além disso, de acordo com a pesquisa que analisou mais de 800 pessoas, homens e mulheres mais irritados possuem menos massa cinzenta nas amídalas cerebelosas".
Mais uma evidência de que não passamos de uma máquina complexa.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Produzidas células tronco a partir de células adultas
Do G1: Grupo transforma célula adulta em célula-tronco sem alteração genética.
Trecho: "Pesquisadores nos EUA e na Alemanha afirmam ter obtido o que pode ser visto, sem muito exagero, como o Santo Graal da pesquisa com células-tronco: uma forma segura de transformar células adultas em entidades "primitivas", capazes de dar origem a qualquer tecido do organismo".
Em minha humilde opinião, este é o início da medicina do século XXI, juntamente com o estudo intensivo através de ressonância magnética.
Trecho: "Pesquisadores nos EUA e na Alemanha afirmam ter obtido o que pode ser visto, sem muito exagero, como o Santo Graal da pesquisa com células-tronco: uma forma segura de transformar células adultas em entidades "primitivas", capazes de dar origem a qualquer tecido do organismo".
Em minha humilde opinião, este é o início da medicina do século XXI, juntamente com o estudo intensivo através de ressonância magnética.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Cães brilhantes... literalmente
Do G1: Coreanos criam cãezinhos clonados e transgênicos que brilham no escuro.
Trecho: "A intenção dos cientistas é usar a técnica para produzir cães que sirvam como modelo para estudar doenças humanas."
A manipulação genética sempre nos fascina. Agora, então, que se consegue produzir resultados práticos com as técnicas aprendidas, estamos vendo o embrião da verdadeira medicina do século XXI. Talvez daqui a meio século, possamos dizer que existe uma medicina de verdade, baseada na avaliação e cura do indivíduo.
Trecho: "A intenção dos cientistas é usar a técnica para produzir cães que sirvam como modelo para estudar doenças humanas."
A manipulação genética sempre nos fascina. Agora, então, que se consegue produzir resultados práticos com as técnicas aprendidas, estamos vendo o embrião da verdadeira medicina do século XXI. Talvez daqui a meio século, possamos dizer que existe uma medicina de verdade, baseada na avaliação e cura do indivíduo.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Alegria dos Vampiros e dos bancos de sangue
Do Terra Ciencia: Franceses avançam na produção industrial de sangue.
Trecho: "Uma equipe de cientistas franceses conseguiu modificar células sanguíneas a partir de células-tronco...".
Uma boa coisa. Assim o cara do cacete de agulha não precisa mais doar sangue.
Trecho: "Uma equipe de cientistas franceses conseguiu modificar células sanguíneas a partir de células-tronco...".
Uma boa coisa. Assim o cara do cacete de agulha não precisa mais doar sangue.
Mais um passo para o Jurassic Park
Da Terra Ciencia: Descoberto método de extrair DNA de fósseis sem danos.
Trecho: "Um importante problema com a análise genética de organismos fossilizados é que a extração do DNA implica a eventual destruição dos espécimes. Mas um novo estudo destaca que é possível retirar DNA antigo e conservar as valiosas peças".
Agora vão poder brincar mais de genética.
Trecho: "Um importante problema com a análise genética de organismos fossilizados é que a extração do DNA implica a eventual destruição dos espécimes. Mas um novo estudo destaca que é possível retirar DNA antigo e conservar as valiosas peças".
Agora vão poder brincar mais de genética.
Conheçam Adão: o robô-cientista
Da Folha Online: Robô-biólogo faz sua 1ª descoberta científica original.
Trecho: "O que Adam descobriu agora foi o papel de alguns genes do metabolismo de leveduras usadas para fermentar pão. Algo trivial para um biólogo molecular. Clare reconhece que dificilmente essa descoberta estaria descrita em estudo na edição de hoje da prestigiada revista 'Science' se ela não tivesse sido feita por um autômato".
E você pensando que inteligência artificial servia só pra fazer filmes e o gênios adivinhadores?
Trecho: "O que Adam descobriu agora foi o papel de alguns genes do metabolismo de leveduras usadas para fermentar pão. Algo trivial para um biólogo molecular. Clare reconhece que dificilmente essa descoberta estaria descrita em estudo na edição de hoje da prestigiada revista 'Science' se ela não tivesse sido feita por um autômato".
E você pensando que inteligência artificial servia só pra fazer filmes e o gênios adivinhadores?
sexta-feira, 20 de março de 2009
Bizarra lista com 10 seres vivos criados a partir da manipulação genética
Do site List Universe: Top 10 Bizarre Genetically Modified Organisms.
Dentre eles, tem um cachorro-leão, uma mistura de laranja-tomate e um camaleão com asas.
Dentre eles, tem um cachorro-leão, uma mistura de laranja-tomate e um camaleão com asas.
terça-feira, 17 de março de 2009
Envelhecimento cerebral
Do Jornal da Ciência: Cérebro envelhece aos 27 anos.
Trecho: "O declínio mental começa mais cedo do que se imaginava. Um estudo americano, publicado na revista especializada 'Neuro biologyof Aging', diz que a capacidade mental começa a decair por volta dos 27 anos, e o pico de funcionamento do cérebro é aos 22 anos".
A ciência é como um muro em que os tijolos são colocados e alinhados um por um, sendo que a posição de alguns é consertada muito depois de ter sido colocada. Não me admiraria se, daqui a uns anos, viesse um outro estudo informando que o "declínio significativo" ocorrido aos 27 anos estava ligado àquela fase da vida daquela sociedade específica, não sendo um coeficiente universal do gênero humano.
Trecho: "O declínio mental começa mais cedo do que se imaginava. Um estudo americano, publicado na revista especializada 'Neuro biologyof Aging', diz que a capacidade mental começa a decair por volta dos 27 anos, e o pico de funcionamento do cérebro é aos 22 anos".
A ciência é como um muro em que os tijolos são colocados e alinhados um por um, sendo que a posição de alguns é consertada muito depois de ter sido colocada. Não me admiraria se, daqui a uns anos, viesse um outro estudo informando que o "declínio significativo" ocorrido aos 27 anos estava ligado àquela fase da vida daquela sociedade específica, não sendo um coeficiente universal do gênero humano.
terça-feira, 3 de março de 2009
(mais um) cientista sugere procurarmos vida alienigena na Terra
Do Plantão Info: ´Vida alienígena´ pode já estar entre nós.
Trecho: "A prática do estudo se baseia na teoria de que a evolução da vida na Terra pode ter acontecido mais de uma vez. É o que o pesquisador pretende chamar de 'segundo gênese' a cada descoberta daqui para frente."
Existe uma ideia de que talvez não consigamos identificar uma forma de vida extraterrestre. Ela pode, por exemplo, não ser baseada em carbono, ou ser tão bizarra que não seja classificada como vida. A outra ideia tácita, contestada aqui, é a de que todos surgimos de uma única arvore evolutiva.
Trecho: "A prática do estudo se baseia na teoria de que a evolução da vida na Terra pode ter acontecido mais de uma vez. É o que o pesquisador pretende chamar de 'segundo gênese' a cada descoberta daqui para frente."
Existe uma ideia de que talvez não consigamos identificar uma forma de vida extraterrestre. Ela pode, por exemplo, não ser baseada em carbono, ou ser tão bizarra que não seja classificada como vida. A outra ideia tácita, contestada aqui, é a de que todos surgimos de uma única arvore evolutiva.
Assinar:
Postagens (Atom)