Do Jornal da Ciência: Garimpeiro acha dente de elefante no sul da Amazônia.
Trecho: "A coisa ainda estaria nesse pé se não fosse por Chico da Pampa, garimpeiro que, no começo dos anos 1990, doou o fóssil que achou em Porto Velho a Miguel Sant'Anna, do Laboratório de Paleontologia da Unir. Anos depois, Nascimento estava catalogando fósseis no laboratório quando percebeu as estruturas laminares no dente. 'Logo pensei em elefantes', diz.".
Na nossa Amazônia ainda há muito que ser explorado. O problema é que o solo da floresta (além da endêmica falta de dinheiro para pesquisa) não deixa. Há alguns anos li que pode ter havido algo como um deserto no que hoje é a floresta. Se for mesmo, é um bom sinal. Significa que tá tudo lá, preservado, pronto pra ser encontrado.
Mas isso, obviamente, quando o Brasil deixar de pensar que a Amazônia é só um monte de mato com uns ribeirinhos dentro. Aqui estão alguns dos grandes tesouros da humanidade. Do passado, do presente e do futuro.
Mostrando postagens com marcador fóssil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fóssil. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 30 de novembro de 2010
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Neandertais eram mais avançados do que se imaginava
Do Jornal da Ciência: Vaidade nas cavernas.
Trecho: "O pesquisador diz que as evidências coletadas nos sítios arqueológicos de Múrcia removem as últimas nuvens de incerteza a respeito da modernidade e do comportamento cognitivo dos últimos neandertais e, por consequência, 'mostram que não há mais razão para questionar que eram eles os autores dos artefatos simbólicos da cultura chatelperronense'".
O teor da notícia é o uso de pigmentos cosméticos pelos Neandertais. Isso implica que eles eram evoluídos a ponto de pensamento abstrato acima do básico animalesco. Provavelmente tinham rituais e eram tão avançados quanto os homens de cro magnon.
Mas pera aí. Se isso é verdade, então por que os Neandertais desapareceram? A ideia original era a de que os Neandertais eram burrinhos e os homens modernos espertinhos, e dizimaram os involuídos porque queriam morar nas cavernas deles.
Trecho: "O pesquisador diz que as evidências coletadas nos sítios arqueológicos de Múrcia removem as últimas nuvens de incerteza a respeito da modernidade e do comportamento cognitivo dos últimos neandertais e, por consequência, 'mostram que não há mais razão para questionar que eram eles os autores dos artefatos simbólicos da cultura chatelperronense'".
O teor da notícia é o uso de pigmentos cosméticos pelos Neandertais. Isso implica que eles eram evoluídos a ponto de pensamento abstrato acima do básico animalesco. Provavelmente tinham rituais e eram tão avançados quanto os homens de cro magnon.
Mas pera aí. Se isso é verdade, então por que os Neandertais desapareceram? A ideia original era a de que os Neandertais eram burrinhos e os homens modernos espertinhos, e dizimaram os involuídos porque queriam morar nas cavernas deles.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Sociedades precolombianas na Amazônia
Do Jornal da Ciência: Acre teve sociedade indígena complexa
Trecho: "[...] Schaan, Ranzi e Pärssinen relatam um número considerável de possíveis sítios -mais de 200, por enquanto, o que corresponde a uma estimativa modesta, segundo eles, porque muita coisa ainda pode estar debaixo do dossel da mata ainda intacta. É uma área de uns 250 km de raio na bacia do rio Purus, que também avança do Acre rumo ao Estado do Amazonas. A população estimada para a região seria de 60 mil pessoas, propõem eles".
Há alguns anos já leio à respeito de descobertas neste sentido. Talvez na Amazônia possa ter havido sociedades complexas, em contraponto à ideia colonialista de que aqui sempre foi um aglomerado de vilas de seminômades ignorantes.
PS: notícia relacionada no National Geografic.
Trecho: "[...] Schaan, Ranzi e Pärssinen relatam um número considerável de possíveis sítios -mais de 200, por enquanto, o que corresponde a uma estimativa modesta, segundo eles, porque muita coisa ainda pode estar debaixo do dossel da mata ainda intacta. É uma área de uns 250 km de raio na bacia do rio Purus, que também avança do Acre rumo ao Estado do Amazonas. A população estimada para a região seria de 60 mil pessoas, propõem eles".

Há alguns anos já leio à respeito de descobertas neste sentido. Talvez na Amazônia possa ter havido sociedades complexas, em contraponto à ideia colonialista de que aqui sempre foi um aglomerado de vilas de seminômades ignorantes.
PS: notícia relacionada no National Geografic.
terça-feira, 7 de julho de 2009
A Origem do Rio Amazonas
Da Folha: Geólogo data nascimento do Amazonas.
Trecho: "O rio Amazonas acaba de ganhar uma certidão de nascimento. Segundo ela, o curso d'água mais volumoso da Terra nasceu há 11,8 milhões de anos".
De quebra, veja como foi formada a ilha do Marajó, há 5 mil anos.
Trecho: "O rio Amazonas acaba de ganhar uma certidão de nascimento. Segundo ela, o curso d'água mais volumoso da Terra nasceu há 11,8 milhões de anos".
De quebra, veja como foi formada a ilha do Marajó, há 5 mil anos.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Origem da Música
Do Terra Ciência: Flauta pré-histórica é mais antigo instrumento musical.
Trecho: "Os pesquisadores acreditam que o objeto, datado de 35 mil anos atrás, fortalece a hipótese de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela agência AP."
Pra você que tá chegando agora: o advento da música é algo necessário apenas em culturas, ou seja, não é qualquer animal ou qualquer indivíduo que consegue saber o que é música. Junto à pintura corporal, esta é uma das características que primariamente distingue o ser humano dos outros animais. Imagine a complexidade que deve existir para que um animal, sem nunca ter ouvido uma melodia, criar uma "do nada". Só não vamos esquecer que 35 mil anos atrás ainda havia mamutes rondando o planeta (só foram extintos na última era glacial, há 10 mil anos).
Será que o dono dessa flauta a tocava entre uma caçada e outra? Ou a utilizava para agradar seres superiores que ele acreditava comandar o mundo (aos quais nós simpaticamente chamamos de deuses).
Trecho: "Os pesquisadores acreditam que o objeto, datado de 35 mil anos atrás, fortalece a hipótese de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela agência AP."
Pra você que tá chegando agora: o advento da música é algo necessário apenas em culturas, ou seja, não é qualquer animal ou qualquer indivíduo que consegue saber o que é música. Junto à pintura corporal, esta é uma das características que primariamente distingue o ser humano dos outros animais. Imagine a complexidade que deve existir para que um animal, sem nunca ter ouvido uma melodia, criar uma "do nada". Só não vamos esquecer que 35 mil anos atrás ainda havia mamutes rondando o planeta (só foram extintos na última era glacial, há 10 mil anos).
Será que o dono dessa flauta a tocava entre uma caçada e outra? Ou a utilizava para agradar seres superiores que ele acreditava comandar o mundo (aos quais nós simpaticamente chamamos de deuses).
Um pouco da história humana há 800mil anos
Da Folha Online: Gênero humano migrou até a Ásia há cerca de 780 mil anos.
Trecho: "A nova datação também indica que a colonização da Ásia pelo H. erectus teria sido feita em duas levas, por duas rotas saindo da África --uma costeira, via Arábia e Índia, chegando até a Indonésia; e outra que levou à população chinesa."
Pelo que dizem, a área do oriente médio foi onde floresceu, por assim dizer, a ideia de sociedade. Foi lá que o homem deixou de ser nômade, o que permitiu a criação de cidades. A principal rota teria sido essa, contornando as montanhas do himalaia, um pouco acima da Índia. Só que isso teria sido somente há 10mil anos. Será que antes disso o caminho era conhecido pelos ancestrais humanos? Como esse local pode ter sido assim tão importante? Será que a explicação não é simples a ponto de nos perguntarmos: e se cavassem em outro lugar não achariam nada interessante?
Trecho: "A nova datação também indica que a colonização da Ásia pelo H. erectus teria sido feita em duas levas, por duas rotas saindo da África --uma costeira, via Arábia e Índia, chegando até a Indonésia; e outra que levou à população chinesa."
Pelo que dizem, a área do oriente médio foi onde floresceu, por assim dizer, a ideia de sociedade. Foi lá que o homem deixou de ser nômade, o que permitiu a criação de cidades. A principal rota teria sido essa, contornando as montanhas do himalaia, um pouco acima da Índia. Só que isso teria sido somente há 10mil anos. Será que antes disso o caminho era conhecido pelos ancestrais humanos? Como esse local pode ter sido assim tão importante? Será que a explicação não é simples a ponto de nos perguntarmos: e se cavassem em outro lugar não achariam nada interessante?
terça-feira, 23 de junho de 2009
Ciência revê conceitos
Do InfoPlantão: Ciência superestimou tamanho de dinossauros.
Trecho: "[...] o artigo Allometric equations for predicting body mass of dinosaurs defende a tese de que o modelo estatístico usado há mais de 25 anos por paleontólogos apresenta falhas graves em sua metodologia".
Imagino que algumas das bases de nossas ciências estejam precisando de revisão. Na verdade, se pararmos pra pensar, elas foram criadas em experiências simples há mais de um século. Lembrei agora sobre uma notícia no Jornal da Ciência que a quantidade de neurônios no cérebro foi revista por uma pesquisa brasileira.
Trecho: "[...] o artigo Allometric equations for predicting body mass of dinosaurs defende a tese de que o modelo estatístico usado há mais de 25 anos por paleontólogos apresenta falhas graves em sua metodologia".
Imagino que algumas das bases de nossas ciências estejam precisando de revisão. Na verdade, se pararmos pra pensar, elas foram criadas em experiências simples há mais de um século. Lembrei agora sobre uma notícia no Jornal da Ciência que a quantidade de neurônios no cérebro foi revista por uma pesquisa brasileira.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Encontrado material orgânico em fóssil
Do G1: Cientistas encontram 'carne' em fóssil de dinossauro da América do Norte.
Trecho: "...pesquisadores dos EUA e do Reino Unido comprovaram a presença de colágeno e osteocalcina, duas proteínas comuns no tecido ósseo e muscular de bichos atuais, num dino herbívoro de quase 80 milhões de anos...".
O achado é importante porque um fóssil* é a substituição de toda a matéria orgânica por pedra. Isso que a gente costuma ver por aí não é osso, mas sim uma formação mineral que ficou no lugar do osso. Só que nesse caso mesmo depois de tanto tempo, a parte orgânica continua em partes do fóssil.
A importância foi justamente comprovar a existência dessa possibilidade.
* Há outros tipos de fósseis, inclusive mumificados.
Trecho: "...pesquisadores dos EUA e do Reino Unido comprovaram a presença de colágeno e osteocalcina, duas proteínas comuns no tecido ósseo e muscular de bichos atuais, num dino herbívoro de quase 80 milhões de anos...".
O achado é importante porque um fóssil* é a substituição de toda a matéria orgânica por pedra. Isso que a gente costuma ver por aí não é osso, mas sim uma formação mineral que ficou no lugar do osso. Só que nesse caso mesmo depois de tanto tempo, a parte orgânica continua em partes do fóssil.
A importância foi justamente comprovar a existência dessa possibilidade.
* Há outros tipos de fósseis, inclusive mumificados.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Europa (a lua) pode ter vida? A Antártida sugere que sim
Do G1: Micróbios na Antártida aumentam chances de encontrar vida extraterrestre.
Trecho: "Apesar do isolamento, do frio e da completa falta de oxigênio, os micróbios conseguem usar elementos na água e na rocha debaixo da geleira para sobreviver e prosperar. As condições lembram vagamente as existentes em locais como Europa, a lua gelada de Júpiter que possui um oceano debaixo de uma grossa camada de gelo.".
Duas coisas são importantes aí. A primeira é a óbvia, a possibilidade de existir vida em outros locais usando processos químicos estranhos a nós.
A segunda, menos óbvia, é a seguinte: parece que essas bactérias deliberadamente mudaram seu DNA para se adaptar ao meio. Não foi uma mudança aleatória. Se fosse assim, as outras bactérias, de outros pontos, também teriam chegado a este mesmo estágio evolutivo, e esse braço da vida seria comum. Só que a ciência não pode explorar essa suposição, porque seria admitir uma inteligência na evolução.
Trecho: "Apesar do isolamento, do frio e da completa falta de oxigênio, os micróbios conseguem usar elementos na água e na rocha debaixo da geleira para sobreviver e prosperar. As condições lembram vagamente as existentes em locais como Europa, a lua gelada de Júpiter que possui um oceano debaixo de uma grossa camada de gelo.".
Duas coisas são importantes aí. A primeira é a óbvia, a possibilidade de existir vida em outros locais usando processos químicos estranhos a nós.
A segunda, menos óbvia, é a seguinte: parece que essas bactérias deliberadamente mudaram seu DNA para se adaptar ao meio. Não foi uma mudança aleatória. Se fosse assim, as outras bactérias, de outros pontos, também teriam chegado a este mesmo estágio evolutivo, e esse braço da vida seria comum. Só que a ciência não pode explorar essa suposição, porque seria admitir uma inteligência na evolução.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Mais um passo para o Jurassic Park
Da Terra Ciencia: Descoberto método de extrair DNA de fósseis sem danos.
Trecho: "Um importante problema com a análise genética de organismos fossilizados é que a extração do DNA implica a eventual destruição dos espécimes. Mas um novo estudo destaca que é possível retirar DNA antigo e conservar as valiosas peças".
Agora vão poder brincar mais de genética.
Trecho: "Um importante problema com a análise genética de organismos fossilizados é que a extração do DNA implica a eventual destruição dos espécimes. Mas um novo estudo destaca que é possível retirar DNA antigo e conservar as valiosas peças".
Agora vão poder brincar mais de genética.
Assinar:
Postagens (Atom)