Mostrando postagens com marcador energia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador energia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Novo combustível espacial

Do InfoPlantão: Ciência Foguete de plasma iria a Marte em 39 dias.

Trecho: "O gás utilizado no foguete pode ser aquecido a temperaturas mais altas que o combustível porque é convertido em plasma".

Plasma! Por que eu não pensei nisso antes? A tecnologia é 10 vezes mais propulsora que a que usa combustível convencional. Acho que este século vai trazer muitas novidades na área de energia. Cada vez mais estão inventando processos de transformação e aproveitamento de energia, como este ventilador sem pás e o vidro condicionador de ar.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fusão Nuclear

Do Ambiente Brasil: EUA inauguram o maior laser do mundo, para fundir átomos.

Trecho: "[...] o maior laser do mundo - na verdade, uma instalação composta por 192 feixes independentes, calibrados para atingir um mesmo alvo no mesmo instante - será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira, 29".

O mais importante, como cita mais abaixo a matéria, é a geração de energia através da fusão, e não fissão.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bateria a ar

Do Ambiente Brasil: Bateria a ar pode durar 10 vezes mais que baterias de lítio.

Trecho: "A maior capacidade de armazenamento de energia da nova bateria deve-se à adição de um componente que utiliza o oxigênio retirado do ar atmosférico durante o descarregamento, quando a bateria está sendo utilizada. O oxigênio substitui um dos compostos químicos utilizados nas baterias recarregáveis atuais".

A tecnologia serve pra isso mesmo. Buscar sempre maior eficiência. No caso de energia, a tal crise mundial parece estar puxando as pesquisas. Embora eu fique animado com o aumento da eficiência, ainda estou esperando o tempo em que usaremos a imensa quantidade de energia que nos atinge a todo segundo: desde a vibração do som até o calor de nossos corpos, passando pelo vento e calor do sol (alguém aí lembrou das calculadoras à luz solar?)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cienstistas vivem intrigados

Duas notícias go G1: Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas e Baixa atividade do sol intriga astrônomos.

Acho excelente que novos estudos encontrem falhas nas teorias clássicas. Só assim, poderemos melhorar os modelos que descrevem o universo. Na verdade, uma teoria é válida até o momento em que encontram uma mais verossímil, que aproxima-se mais da realidade.

Como dizia Issac Asimov, "A frase mais deliciosa de se ouvir na ciência, aquela que anuncia descobertas, não é Eureka, mas... Que engraçado".

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nova super lâmpada dura 60 anos

Via: Hyper Science

"A Universidade de Cambridge apresentou uma lâmpada que, teoricamente, dura 100 mil horas de uso e que promete diminuir as contas de luz em até 75%."

Comentário

Nosso sistema de geração (transformação) de energia é extremamente precário. Existe tanta energia no planeta, e nós queimando combustíveis fósseis. Nossos tataranetos vão ver nossa época com o mesmo espanto com que vemos o uso de liteiras pelos antigos.