Do jornal da Ciência: É possível inserir DNA humano num cérebro de macaco?, entrevista com Alysson Muotri
Trecho: "A teoria da mente, explicando de uma forma bem leiga, é o fato de você conseguir se colocar na mente de uma outra pessoa e entender que tipo de coisa ela pode estar sentindo ou pensando em determinada situação. Nenhum outro animal demonstrou ter essa capacidade."
Uma aplicação para esta pesquisa é o estudo do autismo e outras doenças relacionadas à mente. Outra aplicação é a criação de uma raça superior que dominaria a Terra. :)
Mostrando postagens com marcador macaco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador macaco. Mostrar todas as postagens
sábado, 30 de julho de 2011
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Descoberto novo ancestral humano
Do Jornal da Ciência: Grupo acha o mais antigo esqueleto de ancestral humano.
Trecho: "Ardi, uma fêmea de 4,4 milhões de anos desenterrada na Etiópia, desbanca a célebre Lucy, 1 milhão de anos mais jovem. Espécie habitava floresta e podia viver tanto no solo quanto sobre as árvores".
Sou meio cético quanto a artigos sobre a origem da humanidade. Em meio a essa "guerra santa" estúpida entre ciência e religião, isso pode ser só uma forçada de barra, baseada em evidências duvidáveis. Em todo caso, a história é contada pelos vencedores. Só não vamos mais esquecer: o fóssil de ancestral mais antigo não é mais Lucy, agora é Ardi, e tem 4,4 milhões de anos.
Trecho: "Ardi, uma fêmea de 4,4 milhões de anos desenterrada na Etiópia, desbanca a célebre Lucy, 1 milhão de anos mais jovem. Espécie habitava floresta e podia viver tanto no solo quanto sobre as árvores".
Sou meio cético quanto a artigos sobre a origem da humanidade. Em meio a essa "guerra santa" estúpida entre ciência e religião, isso pode ser só uma forçada de barra, baseada em evidências duvidáveis. Em todo caso, a história é contada pelos vencedores. Só não vamos mais esquecer: o fóssil de ancestral mais antigo não é mais Lucy, agora é Ardi, e tem 4,4 milhões de anos.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Genes onde só havia lixo
Do Ambiente Brasil: Três genes humanos evoluíram a partir de "lixo genético", diz estudo.
Trecho: "Pelo menos três genes humanos evoluíram 'a partir do zero', por meio de mutações em trechos não-codificados de DNA (ou seja, o DNA que não tem instruções específicas para fabricar proteínas, também considerado 'lixo'), em um processo que era impensável há pouco tempo".
Só posso dizer uma coisa: EU JÁ SABIA! "Lixo" nos genes? Nessa nanotecologia natural? Nessas máquinas minúsculas que desenvolvem tudo o que chamamos de vida? Impossível!
Trecho: "Pelo menos três genes humanos evoluíram 'a partir do zero', por meio de mutações em trechos não-codificados de DNA (ou seja, o DNA que não tem instruções específicas para fabricar proteínas, também considerado 'lixo'), em um processo que era impensável há pouco tempo".
Só posso dizer uma coisa: EU JÁ SABIA! "Lixo" nos genes? Nessa nanotecologia natural? Nessas máquinas minúsculas que desenvolvem tudo o que chamamos de vida? Impossível!
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Macacos também tem benefícios de logevidade devido a dieta hipocalórica
Do Ambiente Brasil: Dieta de baixa caloria prolonga a vida e a saúde de macacos.
Trecho: "Cientistas já sabiam que é possível prolongar a vida de camundongos e de criaturas mais primitivas - moscas, vermes - com cortes profundos e prolongados no que seria o consumo normal de energia. [...] Agora surge a primeira evidência de que a mesma conduta adia a manifestação das doenças do envelhecimento em primatas, também - macacos reso do Centro de Primatas Nacional de Wisconsin, EUA".
Eu já tinha lido que a única forma comprovada de aumento da longevidade era a fome intensa e que isso tinha sido ligado a animais. Agora, há o indício de que primatas superiores também se beneficiem. Isso diz que talvez o homem também possa viver mais se passar a vida com fome. Não é muita coisa, mas de repente, ajuda a entender o mecanismo.
Trecho: "Cientistas já sabiam que é possível prolongar a vida de camundongos e de criaturas mais primitivas - moscas, vermes - com cortes profundos e prolongados no que seria o consumo normal de energia. [...] Agora surge a primeira evidência de que a mesma conduta adia a manifestação das doenças do envelhecimento em primatas, também - macacos reso do Centro de Primatas Nacional de Wisconsin, EUA".
Eu já tinha lido que a única forma comprovada de aumento da longevidade era a fome intensa e que isso tinha sido ligado a animais. Agora, há o indício de que primatas superiores também se beneficiem. Isso diz que talvez o homem também possa viver mais se passar a vida com fome. Não é muita coisa, mas de repente, ajuda a entender o mecanismo.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Macacos raciocinam
Do Ambiente Brasil: Macaco-prego é capaz de inventar atalhos pela mata, dizem pesquisadoras.
Trecho: "[...] Ou seja, os macaquinhos não escolhem qualquer canto para dormir. Eles planejam as suas atividades futuras. As pesquisadoras enxergam os resultados como um golpe no antropocentrismo. 'A gente superestima a capacidade humana, achamos que ela é supercomplexa', diz Patrícia Izar, psicóloga experimental da USP e orientadora do estudo".
Da mesma forma que na notícia anterior, eu posso dizer que já sabia.
A memória funciona por meio de nanotecologia, tão perfeita que nem sonhamos ainda em fazer nada igual (por isso sua estranheza ao ler a frase). O objetivo dela é armazenar conhecimento, organizar, selecionar o importante e esquecer o resto. Isso para não dizer que a finalidade é dar suporte a outros sistemas do corpo. Pense no corpo como uma máquina. Alguns componentes dos animais de outras espécies são iguais, ou parecidos.
Isso indica (e apenas indica) duas coisas:
1) que os seres vivos estão todos conectados pela evolução;
2) que o ser humano é apenas um degrau da evolução, não necessariamente o último.
Trecho: "[...] Ou seja, os macaquinhos não escolhem qualquer canto para dormir. Eles planejam as suas atividades futuras. As pesquisadoras enxergam os resultados como um golpe no antropocentrismo. 'A gente superestima a capacidade humana, achamos que ela é supercomplexa', diz Patrícia Izar, psicóloga experimental da USP e orientadora do estudo".
Da mesma forma que na notícia anterior, eu posso dizer que já sabia.
A memória funciona por meio de nanotecologia, tão perfeita que nem sonhamos ainda em fazer nada igual (por isso sua estranheza ao ler a frase). O objetivo dela é armazenar conhecimento, organizar, selecionar o importante e esquecer o resto. Isso para não dizer que a finalidade é dar suporte a outros sistemas do corpo. Pense no corpo como uma máquina. Alguns componentes dos animais de outras espécies são iguais, ou parecidos.
Isso indica (e apenas indica) duas coisas:
1) que os seres vivos estão todos conectados pela evolução;
2) que o ser humano é apenas um degrau da evolução, não necessariamente o último.
Assinar:
Postagens (Atom)