sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Inveja tem causa (ou seria efeito?) biológica

Da G1: Ver alguém que você inveja levar a pior dá prazer ao seu cérebro.

Trecho: "Ao mesmo tempo, dizem os pesquisadores, quando os participantes receberam a oportunidade de imaginar a queda do sortudo, os circuitos de recompensa do cérebro foram ativados, novamente em proporção à força da ferroada da inveja: os participantes que sentiram a maior inveja reagiram à desgraça do outro com uma reação mais vigorosa nos centros de prazer de dopamina como, por exemplo, o estriado ventral. "

Isso pode explicar muita coisa. Sério. Por exemplo, a torcida pela prisão dos ricos e políticos, a disseminação da fé cristã (pela promessa da "volta por cima" no paraíso) e das religiões em geral. Também significa que, finalmente, a expectativa de Freud começa a se desdobrar. Quando estudou a mente humana, há quase 100 anos, o pesquisador disse que era uma questão de tempo até que se encontrassem as correlações entre o funcionamento da mente e do cérebro.

Tenho visto diversas notícias do tipo "achada região do cérebro responsável por tal coisa" usando técnicas de ressonância magnética. Acho que podemos esperar algumas revoluções nas formas de pensamento daqui a umas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário