segunda-feira, 6 de julho de 2009

Origem da Música

Do Terra Ciência: Flauta pré-histórica é mais antigo instrumento musical.

Trecho: "Os pesquisadores acreditam que o objeto, datado de 35 mil anos atrás, fortalece a hipótese de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela agência AP."

Pra você que tá chegando agora: o advento da música é algo necessário apenas em culturas, ou seja, não é qualquer animal ou qualquer indivíduo que consegue saber o que é música. Junto à pintura corporal, esta é uma das características que primariamente distingue o ser humano dos outros animais. Imagine a complexidade que deve existir para que um animal, sem nunca ter ouvido uma melodia, criar uma "do nada". Só não vamos esquecer que 35 mil anos atrás ainda havia mamutes rondando o planeta (só foram extintos na última era glacial, há 10 mil anos).

Será que o dono dessa flauta a tocava entre uma caçada e outra? Ou a utilizava para agradar seres superiores que ele acreditava comandar o mundo (aos quais nós simpaticamente chamamos de deuses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário