terça-feira, 23 de junho de 2009

Remédios da Floresta

Do Ambiente Brasil: Mata amazônica tem 'viagra natural' e até planta para enganar o patrão.

Trecho: "Diz a lenda que funcionários de fazendas e seringais a usavam para poder justificar ao patrão uma ida à cidade e uma falta no trabalho. Suas folhas, quando mastigadas , soltam um líquido vermelho. O patrão não recusaria a um empregado que cospe sangue uma visita ao médico".

Ao invés de fazer um comentário romântico sobre a "gente simples" que conhece os "mistérios da floresta" deixo um alerta: há uma enorme carência de cientistas na Amazônia e de infraestrutura. Sabe o que significa isso? Que, se não pesquisarmos os recursos naturais daqui, outros o farão. O exemplo histórico é a borracha no início do século XX. Mas não é o único.

É um problema que "cerca de 75% do conhecimento produzido a partir de espécies animais e vegetais da Amazônia vêm de pesquisadores estrangeiros, e apenas 25% são fruto de trabalhos desenvolvidos por brasileiros."

Um exemplo gritante é a andiroba e a copaíba, usadas aqui como panaceia. Quem isolar seus ativos e patentear os remédios vai ficar rico. O problema é que, provavelmente, não serão os amazônidas e talvez nem sejam brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário