sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cientista também é gente

Do Jornal da Ciência: Cientistas admitem omissão ou descuido em artigos, diz estudo.

Trecho: "Até 34% de cientistas estrangeiros admitem ter realizado práticas de pesquisa questionáveis, como omitir novos resultados que colocariam em xeque trabalhos anteriores ou descartar certas informações obtidas em experimentos por uma percepção subjetiva de que estão incorretas".

É o resultado de misturar dinheiro com paixão pelo conhecimento. Imagina o cara que tem que apresentar um resultado (cuja pesquisa foi financiada), só que ele não consegue de forma alguma, a não ser que "esqueça" aquelas duas exceções que não deram certo. Isso acontece porque o conhecimento científico é apenas um modelo simplificado do mundo, olhado de certo ângulo.

Há outra matéria a respeito no Jornal da Ciência: O silêncio dos intelectuais, artigo de José Maria Alves da Silva.

Trecho: "[...] grande parte dos que deveriam constituir a classe pensante do país estão mais preocupados em publicar nas revistas indexadas, visando apenas sua autopromoção acadêmica; estão procurando complementar vencimentos, mediante vendas de serviços tecnológicos por meio das fundações privadas “de apoio”; estão fazendo projetos para conseguir bolsas individuais e financiamentos de agências estatais de fomento à pesquisa e envolvidos com outras atribulações da burocracia universitária, que acabam lhes tomando o resto do tempo que teriam para pensar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário