segunda-feira, 21 de março de 2011

Mais um exemplo da Seleção Natural de Darwin... e daí?

Do Ambiente Brasil: Olhos de verme marinho provam teoria da evolução.

Trecho: "Larvas de braquiópodes com quatro dias, por exemplo, exibem estranhas manchas negras em cada lado da parte frontal de seus corpos. Recentemente, Carsten Luter, biólogo do Museu de História Natural de Berlim, e colegas dissecaram essas manchas em algumas larvas. Eles descobriram que cada mancha era na verdade um par de neurônios, um para capturar luz e outro contendo pigmento. Os neurônios eram ligados a uma massa de mais neurônios, similar a um cérebro, dentro da larva."

O estudo afirma que o problema da teoria da evolução, produzida há cerca de um século, era a complexidade dos olhos. Agora, encontraram seres com olhos simples, "nadadores". São, na verdade, estruturas fotossensoras em uns vermes que não são ancestrais humanos.

Não sei vocês, mas quando leio uma notícia assim, me parece que alguém ainda está tentando provar a superioridade da teoria da evolução sobre o criacionismo. Bom, tenho uma novidade: a evolução existe, e a teoria de Darwin também é bastante satisfatória. Mas isso não significa que a evolução não seja coordenada.

As teorias científicas, em geral, trabalham com o COMO, não com o POR QUE. Elas descobrem mecanismo, não intenção. A seleção natural (teoria de Darwin) é, certamente, um dos mecanismos de evolução (existem outros, como a adaptação). Acho que já tinha sido provada antes pelos próprios escritos do autor e de outros. Mas por mais que se escrutinem as teorias, não dá pra atravessar a membrana do porquê. Ao se fazer isso, deixa-se de fazer ciência e entra-se no ramo da filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário