terça-feira, 20 de julho de 2010

Será que a vida veio do espaço?

Do Jornal da Ciência: Estudo brasileiro reforça hipótese de que vida na Terra veio do espaço

Trecho: "[...] microrganismos primitivos resistentes, semelhantes à Deinococcus radiodurans, poderiam, sim, sobreviver a uma viagem interplanetária, presos a grãos de poeira ou rocha (micrometeoritos)."

A notícia diz, no fim das contas, que há certos tipos de bactéria que poderiam sobreviver congeladas a viagens de milhões de anos. E poderiam sobreviver à entrada na Terra, não em grandes rochas, mas em fragmentos do tamanho de um grão de poeira.

Provavelmente, vocês já sabem que a maioria dos asteroides é constituída de compostos orgânicos. Talvez em todo o universo. A ideia da panspermia diz que a vida primordial pode ter ocorrido em qualquer ponto do universo; e chegou aqui por coincidência.

Também é interessante ver que, na matéria, é levantado o debate da discussão contrária, que diz que a interação molecular necessária para a vida ocorreu aqui mesmo no planeta. Os argumentos são de exclusão: os que defendem a vida vinda do espaço dizem que é quase impossível que a vida tenha se desenvolvido aqui; os que defendem que se desenvolveu aqui dizem que nunca foram encontrados micróbios fora da Terra (na Lua, por exemplo).  Ou seja, acaba a ciência e começa a torcida pela "sua" teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário