segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seres vivos sob encomenda

Do Jornal da Ciência: Um passo além de 'Jurassic Park', artigo Fernando Reinach.

Trecho: "Minha impressão inicial é que esse experimento demonstra definitivamente que toda a informação necessária para criar um ser vivo pode ser guardada em um arquivo de computador. Por outro lado, demonstra que ainda não somos capazes de transformar essa informação em um ser vivo, pois foi necessário utilizar uma célula desprovida de DNA, derivada de um outro ser vivo, nas etapas finais do experimento."

Comentário: O artigo é baseado na recente experiência que conseguiu botar o DNA de uma bactéria no bojo de outra. Um tempo atrás, eu já tinha lido sobre uma bactéria que teria sido injetada em outra célula e tinha continuado a viver. Parece que, agora, a bactéria dessa experiência se reproduziu.

Eu sempre imaginei que teríamos, como diz o artigo, animais feitos sob medida, incluindo animais domésticos. Seres completamente novos, com funções específicas projetadas, cômodas para seus donos. Alguns inclusive devem ser híbridos. O limite será a ética (ou a falta dela).

Só que nunca imaginei que a falta de reprodução seria impeditivo. Pelo contrário, hoje, animais modificados geneticamente (peixinhos fuorescentes, por exemplo) só podem ser comercializados se forem estéreis.

Desse artigo, imaginei que, das duas uma: ou somos criados por uma inteligência superior, ou estamos na Matrix e nem desconfiamos (bem, alguns de nós desconfiam, mas isso é outra história).

Nenhum comentário:

Postar um comentário