segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Exemplo evolutivo clássico (com uma pequena falha)

Do Jornal da Ciência: Caranguejo samurai e o futuro do homem, artigo de Alysson Muotri.

LinkTrecho: "Seja por respeito ou sentimentos anti-canibalísticos, essa seleção dos pescadores inicia um curioso processo evolutivo: caranguejos normais servirão de alimento aos humanos e a linhagem terá menos chances de deixar descendentes. Por outro lado, caranguejos que se assemelhem a um rosto humano serão devolvidos intactos e terão maiores chances de gerar outros da mesma linhagem".

Um exemplo clássico, bem desenhado, da seleção darwiniana. O erro (mais uma imprecisão linguistica), porém, está em outro trecho: "Algumas fissuras são locais de inserções musculares, que podem ter sido requisitadas durante algum outro processo seletivo". O uso da palavra requisita leva inicialmente a se pensar que o processo evolutivo levou à mudança por alguma necessidade. Segundo a teoria darwiniana, a seleção natural apenas deixa de destruir seres que aleatoriamente adaptam a um novo meio imposto também aleatoriamente. Ela não constrói nada. Não pode, portanto, requisitar. Mais apropriado seria dizer que, por conta de mudanças no ambiente, os caranguejos sem as fissuras não deixaram linhagem.

A não ser que o autor seja adepto da teoria do Design Inteligente. Não parece que seja o caso porque, num embate bobo, os evolucionistas repudiam qualquer possibilidade de auto-organização ou inteligência por detrás da evolução, deixando tudo ao acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário