quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Origem da etnia branca

Da Revista Época: Brancos surgiram na Europa há 5500 anos.

Trecho: "No caso de regiões do norte da Europa, como a Escandinávia, onde a luz solar é escassa no inverno, ter pele branca poderia significar mais chances de sobrevivência".

Não posso deixar de notar que sempre há um certo quê de objetivo na evolução. tudo tem uma utilidade, diferentemente da teoria da seleção natural. Note-se que os não-brancos não deixaram de existir.

2 comentários:

  1. A pressão seletiva a favor de pele clara foi no norte da Europa. E pelo jeito não tinha cota pra não-branco.

    ResponderExcluir
  2. O termo "pressão seletiva" faz pensar que os não brancos possuíam uma imensa desvantagem. Por exemplo, poderiam não sobreviver lá por uma questão de cor da pele. Ou seja, até hoje, se se mudarem pra lá, pessoas com tons de pele escura iriam contrair rapidamente doenças e morrer. O problema é que o local não poderia ter sido povoado, já que antes da mudança não havia brancos.
    Eu aceitaria com mais facilidade o argumento de que o corpo se adaptou às condições locais e, após gerações, criou-se por algum mecanismo expontâneo (e ainda inexplicado) a tonalidade de pele mais clara.
    O que não quer dizer que não exista seleção natural de mudanças aleatórias, só que nem tudo precisa ser explicado por ela.

    ResponderExcluir